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Comparativo - Nivus GTS 2026 vs Fastback Abarth vs Pulse Abarth - Qual a melhor escolha?

Tres modelos de grande sucesso no mercado nacional, sendo confrontados em suas versões esportivas.

30 abril 2025 - 09h28Gentil dos Santos    atualizado em 09/06/2025 às 18h41

Volkswagen Nivus GTS (Gran Turismo Sport) 250 TSI 1.4 turbo flex

Com uma estratégia de lançamento do aguardado Volkswagen Nivus GTS, focada em performance e design esportivo, aliado a um preço competitivo para o segmento, a Volkswagen visa atrair clientes que buscam um SUV compacto com mais dinamismo e tecnologia.

A versão GTS apresenta detalhes esportivos, como volante de base reta, bancos dianteiros em formato semi-concha, friso vermelho na base do para-choque, saias laterais e logotipos específicos. Ela também é 0,2 cm mais baixa, que as outras versões do Nivus. A versão vem com um pacote de sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e recursos como carregamento por indução para smartphone. 

A principal característica esportiva do Nivus GTS, fica por conta do exclusivo motor 1.4 TSI de 150 cavalos para a linha, mas já utilizado pela montadora no descontinuado Polo GTS. Aliás, logo na parte da frente do automóvel, ao lado do logo da Volkswagen na grade superior, aparece a sigla GTS informando que a motorização deste modelo, é mais "brava" que as outras versões do Nivus.

 Volkswagen Nivus GTS finalmente apresentado ao mercado, pode ser comprado por R$ 174.990  

As rodas de 18 polegadas diamantadas são opcionais, mas a Volkswagen já havia adotado essa estratégia com o Polo GTS, que logo passou a ter as rodas de 18" de série. Resta saber, se a montadora alemã repetirá a mesma estratégia com o Nivus GTS.

Com exceção da cor preta, o comprador do Nivus GTS terá  que pagar mais R$ 900,00 se escolher o Branco Cristal, ou R$ 1.750,00 a mais se optar pelas cores Cinza Moonstone, Vermelho Sunset ou Azul Titan.

O Nivus GTS é lançado por R$ 174.990, um preço que o posiciona de forma competitiva no mercado. No entanto, criticas quanto a falta do teto solar e de um freio de mão elétrico, já começam a surgir. E por falar em teto, externamente, o teto é sempre na cor preta.

Divisão Abarth 

Atual logo Abarth

A divisão Abarth da Fiat surgiu em 1949, quando Carlo Abarth fundou a empresa com o nome de Abarth & C. S.p.A, em colaboração com Guido Scagliarini. Inicialmente, a Abarth era uma empresa independente que produzia carros de corrida e acessórios de performance, e foi adquirida pela Fiat em 1971.

 Logo Abarth adotado entre 1949 à 1954 

Após a aquisição, a Abarth tornou-se a divisão esportiva da Fiat, responsável por desenvolver e preparar versões de alto desempenho dos veículos da marca, semelhante a divisão AMG da Mercedes. A marca foi relançada em 2007, como uma divisão de performance da Fiat.

 Assim como a AMG é a divisão esportiva da Mercedes, a Abarth é a divisão esportiva da Fiat, sinonimo de esportividade e velocidade

Por que num comparativo entre Nivus e Fastback, também aparece o Pulse?!

Não existe dúvida: Fiat Fastback e Volkswagen Nivus são concorrentes diretos. Tanto na categoria, quanto no tamanho. O Fastback tem 4,43 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. O Nivus mede 4,27 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,57 m.

 Esportividade e desempenho, duas características que a Fiat promete oferecer aos seus modelos Abarth

No entanto, a diferença do tamanho do porta-malas entre o Nivus e o Pulse, é de apenas 45 litros a mais para o Nivus, claro. O Nivus possui capacidade de 415 litros, contra 370 litros do Pulse. O Fastback disparado, oferece o porta-malas mais amplo, com capacidade de 516 litros. O Fastback possui um porta-malas 101 litros maior que o Nivus, e 146 litros maior que o Pulse!

As medidas do Pulse são: 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. Ou seja, apesar de mais curto, o Pulse é quase 10 cm mais alto e 1 cm mais largo que o Nivus. Não necessariamente para os passageiros, mas especificamente para o motorista, o Pulse oferece um nível um pouco maior de conforto, em relação ao Nivus.

 Fiat Pulse Abarth, aproximadamente 15% mais barato que o Fastback e Nivus

- O comparativo inclui o Fiat Pulse Abarth, porque assim como seu irmão Fastback, e o Volkswagen Nivus GTS, são SUVs que se assemelham em design e dimensões, mas principalmente porque os 3 modelos se apresentam como  esportivos. No final das contas, além do Pulse ser aproximadamente 15% mais barato que seus dois concorrentes, as prioridades e ou necessidades de cada comprador ao comparar os três modelos, podem direcionar a preferência justamente a ele.

 Embora o sistema de escapamento seja o mesmo do Polo GTS, o Nivus GTS apresenta um design específico para as saídas de escape, que se integram ao para-choque traseiro

Tecnologias 

Sistemas de Condução Autônoma

O Volkswagen Nivus GTS oferece um maior nível de tecnologia do que o Fiat Pulse Abarth, especialmente no que diz respeito ao interior, com o painel digital de 10 polegadas e sistema de infotainment (Reprodução de áudio, navegação com GPS, integração com smartphones, alertas de segurança, informações do veículo e ajuste de configurações do carro) mais completo.

Porém, o Fiat Pulse Abarth oferece um bom nível de tecnologia, incluindo central multimídia de 10,1" com Apple CarPlay e Android Auto wireless, além de recursos como frenagem automática de emergência.

 O Fastback Abarth é equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e também inclui sensores de chuva e crepuscular, e sensores para sistemas de segurança como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, entre outros

O Fiat Fastback Abarth oferece um alto nível de tecnologia, incluindo uma central multimídia de 10,1 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. O veículo também possui quadro de instrumentos digital, volante esportivo com base quadrada, freio de estacionamento automático e função auto-hold. 

O Pulse Abarth também pode incluir outros recursos como GPS nativo, conexão 4G e recursos de conectividade via Bluetooth. 

No entanto, o Nivus GTS apresenta um nível de tecnologia ligeiramente superior ao Fastback Abarth, especialmente em termos de segurança ativa e recursos de assistência à condução. O modelo da Volkswagen oferece ainda,  sistemas avançados de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa e freio automático de emergência. 

Um detalhe esportivo, viabilizado pela tecnologia embarcada, e que é oferecido pelo Fastback, é a calibração da suspensão, que contribui para uma melhor experiência de condução. Outro ponto de destaque, é o modo poison, que oferece um modo de condução mais esportivo, ao acionar um botão vermelho localizado no volante, e que oferece um tempo de resposta até 49% mais rápido.

 O Fiat Pulse Abarth utiliza um sistema de escapamento com saídas duplas e um sistema de válvula que permite alternar entre modos esportivos e silenciosos

Segurança

O Fiat Pulse Abarth, como todas as versões do Pulse, recebeu uma avaliação de 2 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Isso significa que o carro oferece proteção de nível marginal a bom em impactos frontais, mas deixa a desejar em proteção para crianças e em impactos laterais, especialmente no teste de colisão com poste. 

Detalhes da avaliação:

  • Proteção de Adultos: O Latin NCAP avaliou a proteção para adultos em 67,18%.
  • Proteção de Crianças: A proteção para crianças foi avaliada em 55,88%.
  • Proteção de Pedestres: A proteção para pedestres e usuários vulneráveis da estrada foi avaliada em 45,39%.
  • Tecnologias de Assistência e Segurança: As tecnologias de assistência e segurança foram avaliadas em 55,81%. 

A Stellantis, fabricante do veículo, contestou os resultados, alegando que o modelo testado estava desatualizado. É importante ainda considerar, que o Pulse não possui airbags de cortina, o que limita a proteção para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro em caso de impacto lateral. 

 O Fiat Fastback Abarth possui um sistema de frenagem que oferece ABS e ESC de série

O Fiat Fastback recebeu quatro estrelas no Euro NCAP. Esta classificação indica um desempenho satisfatório nas categorias de proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de pedestres e assistências de segurança.
Especialistas destacam que o Euro NCAP é conhecido por ser mais rigoroso do que a sua contraparte brasileira, o Latin NCAP.

Em compensação, o Volkswagen Nivus GTS oferece um elevado nível de segurança, incluindo sistemas ADAS avançados e uma estrutura reforçada. O modelo foi avaliado com 5 estrelas pelo Latin NCAP, o que demonstra a sua alta performance em testes de segurança. 

Airbags:

  • O Pulse Abarth vem equipado com 4 airbags de série: 2 frontais para motorista e passageiro e 2 laterais para proteger a cabeça e o tórax dos ocupantes dianteiros. 
  • O Fastback, incluindo a versão Abarth, possui quatro airbags (dois frontais e dois laterais).
  • O Volkswagen Nivus GTS possui um sistema de segurança que inclui 6 airbags (frontais, laterais e de cortina).  

Sistemas de Frenagem:

O Nivus GTS oferece o sistema de frenagem autônoma de emergência, que pode atuar em situações extremas, como o "City emergency brake", que aciona automaticamente os freios para evitar colisões frontais em até 50 km/h. Cabe ressaltar que o freio de mão do Volkswagen Nivus GTS não é elétrico. O carro mantém o freio de estacionamento manual, ou seja, de acionamento mecânico, como no resto da linha Nivus.

Equipam ainda a versão GTS do Nivus: 

  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC):

    Ajuda a manter o veículo na trajetória, evitando perda de controle em situações de risco. 

  • Bloqueio Eletrônico de Diferencial (XDS+):

    Corrige o torque na roda que está perdendo tração, melhorando o desempenho e a estabilidade do veículo, especialmente em curvas. 

  • Sistemas de assistência à condução (ADAS):

    O pacote ADAS 2 opcional inclui piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e o Travel Assist, que proporcionam uma condução semiautônoma em determinadas condições. 

  • Sensores de estacionamento e câmera de ré:

    Auxiliam o motorista em manobras e estacionamento. 

  • Sistema de monitoramento de ponto cego:

    Alerta o motorista sobre veículos no ponto cego dos espelhos retrovisores. 

  • Park Pilot:

    Sensores de estacionamento com frenagem de emergência que acionam automaticamente os freios em caso de colisão iminente. 

 O Fastback Abarth possui tração dianteira

O Fiat Fastback Abarth possui um sistema de frenagem com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, além de ABS e ESC de série. A frenagem de emergência autônoma, que detecta veículos à frente e aciona automaticamente os freios, é um recurso adicional de segurança. O carro também conta com freio de mão elétrico. 

Detalhes do sistema de frenagem:

  • Dianteira: Discos ventilados com pinça flutuante. 
  • Traseira: Tambores com regulagem automática. 
  • ABS (Sistema de Frenagem Antibloqueio): Previne o bloqueio das rodas durante a frenagem. 
  • ESC (Controle de Estabilidade Eletrônico): Atua para manter a estabilidade do veículo em situações de frenagem brusca. 
  • Frenagem de emergência autónoma: A câmera frontal detecta veículos e aciona os freios automaticamente em caso de risco de colisão. 
  • Freio de mão elétrico: Facilita o estacionamento e a partida em rampas. 

 

O Fiat Pulse Abarth possui um sistema de frenagem com freios a disco na dianteira e freios a tambor na traseira. A pinça de freio na dianteira é flutuante e os discos são ventilados com um diâmetro de 305 mm. Os freios traseiros a tambor têm um diâmetro de 203 mm e contam com regulagem automática e refrigeração. 

Detalhamento:

  • Dianteira: Freios a disco ventilados com pinça flutuante, com um diâmetro de 305 mm.
  • Traseira: Freios a tambor com regulagem automática e refrigeração, com um diâmetro de 203 mm.
  • Sistema de freio: O comando é hidráulico, com comando a pedal e ESC de série. 

Sistema de Transmissão

O sistema de transmissão do Volkswagen Nivus GTS é uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades da Aisin, que oferece trocas de marcha suaves e eficientes. O Nivus GTS também oferece a possibilidade de trocar de marcha manualmente, através de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio. 

Detalhes do sistema de transmissão:

  • Tipo: Câmbio automático de 6 velocidades.
  • Fabricante: Aisin.
  • Opção de trocas: Manual através de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio.
 O Fastback oferece um painel completo, que combina esportividade e funcionalidade

O sistema de transmissão do Fiat Fastback Abarth utiliza uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades com conversor de torque e tração dianteira.  

Detalhes adicionais:

  • Câmbio Automático: O câmbio automático de seis marchas oferece trocas suaves e eficientes, otimizando a experiência de condução.
  • Relações de Transmissão: As relações de marcha são: 1ª - 4,459, 2ª - 2,508, 3ª - 1,556, 4ª - 1,142, 5ª - 0,852, 6ª - 0,672 e Ré - 3,185, segundo a Stellantis. 
  • Diferencial: O diferencial possui uma relação de 3,683, segundo a Stellantis. 
  • Tração: O Fastback Abarth possui tração dianteira. 
  • Sistema de Freios: O sistema de freios é a pedal com transmissão hidráulica, com ABS/ESC de série, segundo a Stellantis. 

O sistema de transmissão do Fiat Pulse Abarth é uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades, diferente dos outros Fiat Pulse, que podem ter câmbio CVT (Continuously Variable Transmission). Esta caixa automática foi recalibrada para oferecer trocas mais rápidas e esportivas, e possui relações de transmissão específicas para o motor 1.3 turbo, que entrega até 185 cavalos de potência

Detalhes adicionais:

  • Caixa de câmbio:

    A caixa de câmbio automática de seis velocidades é fornecida pela Aisin. 

  • Relações de transmissão:

    As relações de transmissão da caixa automática são as seguintes: 1ª - 4,459, 2ª - 2,508, 3ª - 1,556, 4ª - 1,142, 5ª - 0,852, 6ª - 0,672 e ré. 

  • Modos de condução:

    O Pulse Abarth possui um modo Sport que altera a atuação do controle de estabilidade e melhora a resposta do acelerador. 

  • Recalibração:

    A caixa de câmbio foi recalibrada para otimizar o desempenho do motor e proporcionar trocas de marcha mais rápidas e esportivas. 

  • Desempenho:

    O câmbio automático de seis velocidades permite um ótimo desempenho ao Pulse Abarth, que possui motor 1.3 turbo e entrega até 185 cavalos de potência. 

 Motor capaz de levar o Pulse de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos
 
O Fiat Pulse Abarth é equipado com um motor 1.3 turbo flex que produz 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina, além de 27,5 kgfm de torque com ambos os combustíveis. O motor 1.3 Turbo Flex é da família GSE, o mesmo que equipa outras versões do Pulse. 

Características:

  • Tração: Dianteira.
  • Aceleração 0-100 km/h: 7,6 segundos.
  • Velocidade máxima: 215 km/h. 
  • Motor: 1.3 T270 turbo flex, 4 cilindros em linha, 16 válvulas.
  • Potência: 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina).
  • Torque: 27,5 kgfm (etanol e gasolina).
 Fiat Fastback equipado com o  T270 1.3 Turbo Flex 4 cilindros em linha 

O sistema de motorização do Fiat Fastback Abarth é um motor 1.3 Turbo Flex T270, com potência de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina), torque de 27.5 kgfm, e transmissão automática de 6 velocidades, o que o possibilita fazer de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. O motor é um 4 cilindros em linha, com injeção direta, e tem um comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão. 

Características:

  • Motor: T270 1.3 Turbo Flex, 4 cilindros em linha.
  • Potência: 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina).
  • Torque: 27.5 kgfm.
  • Transmissão: Automática de 6 velocidades.
  • Tração: Dianteira.
  • Sistema de Injeção: Direta.
  • Sistema de Admissão: MultiAir.
  • Sistema de Escape: Comando simples com variador.
  • Função Poison: Um modo de direção mais esportivo, com ajustes no câmbio e no regime de rotação, que pode ser ativado por um botão no volante. 

A versão GTS do Nivus é equipada com o motor 250 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Este motor oferece um bom desempenho, com a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 206 km/h. 

Características:

  • Motor: 1.4 TSI (250 TSI).
  • Potência: 150 cv.
  • Torque: 25,5 kgfm.
  • Aceleração 0-100 km/h: 8,4 segundos.
  • Velocidade máxima: 206 km/h. 

Detalhes:

  • Tração:

    O Nivus GTS, como todos os Nivus, utiliza um sistema de tração dianteira, que significa que as rodas da frente são as responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas. 

  • Sistema de Injeção:

    A versão GTS do Nivus utiliza um sistema de injeção direta de combustível. Este sistema melhora a eficiência e o desempenho do motor, permitindo uma combustão mais precisa e eficiente. 

  • Sistema de Admissão:

    O motor 250 TSI do Nivus GTS é turboalimentado, o que significa que um compressor força mais ar para dentro do motor, aumentando a potência e o torque. 

  • Sistema de Escape:

    O sistema de escape do Nivus GTS foi projetado para otimizar o fluxo dos gases de escape e, consequentemente, aumentar o desempenho do motor. Além disso, ele foi sintonizado para criar um som mais esportivo, caracterizado por um rugido mais marcante e potente. 

Comparativo   Nivus GTS 2026 vs Fastback Abarth vs Pulse Abarth   Qual a melhor escolha 0114 (1200 x 680 px)O Fiat Pulse Abarth é equipado de fábrica com pneus 215/50R17 91V - aro 18" é opcional (foto)

Economia

Quando a opção é pela esportividade, geralmente o quesito economia, fica em segundo plano. Mas, desde claro, que o nível de consumo não seja excessivo!

O Fiat Pulse Abarth não é conhecido pela sua alta economia de combustível, sendo que a sua prioridade está no desempenho e na experiência de condução. No entanto, a versão Abarth do Pulse consegue médias de consumo de cerca de 10 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina, e 6,8 km/l e 8,8 km/l, respetivamente, com etanol. 

O Fiat Fastback Abarth, apesar do seu desempenho esportivo, surpreende positivamente no consumo de combustível. Na cidade, o carro atinge 9,8 km/l e na estrada, 13,2 km/l, ambos com gasolina. 

Mais detalhes:

  • Consumo na cidade (etanol): 7,2 km/l
  • Consumo na estrada (etanol): 9,3 km/l
  • Consumo na cidade (gasolina): 10,3 km/l
  • Consumo na estrada (gasolina): 13,1 km/l 
 As rodas de liga leve de 18" do Nivus GTS são opcionais e custam R$ 2.050

O Volkswagen Nivus GTS oferece uma economia de combustível considerável, com médias de consumo que variam dependendo do combustível e das condições de condução. Com gasolina, a média pode chegar a 14,2 km/l na estrada e 11,6 km/l na cidade. Com etanol, as médias são de 9,9 km/l na estrada e 8,1 km/l na cidade. 

Detalhes sobre a economia de combustível do Nivus GTS:

  • Consumo: As médias de consumo, de acordo com o INMETRO, são:
    • Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. 
    • Etanol: 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. 
 Em 2025 o Fiat Fastback, na versão Abarth, registrou 7.195 unidades emplacadas no Brasil

Mercado

O Fiat Fastback é um carro que vende muito bem no mercado brasileiro. Em 2024, ele se destacou como um dos SUVs mais vendidos e chegou a ultrapassar a marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento em 2022. O Fastback se diferencia pela sua proposta de SUV cupê, em que a Fiat claramente se inspirou o seu design, em carros premium alemães.

Fatores que contribuem para as boas vendas:

  • Preço competitivo:

    A Fiat tem se destacado por oferecer um bom custo-benefício com o Fastback, especialmente nas versões de entrada. 

  • Boa recepção do público:

    O Fastback tem sido bem-recebido pelos consumidores, que apreciam o seu design, desempenho e recursos de série.

  • Conveniência:

    A proposta de SUV cupê oferece um espaço de porta-malas que é um dos destaques do carro, com 516 litros de capacidade. 

Números de vendas:

  • Em 2024, o Fiat Fastback emplacou 39 mil unidades entre janeiro e outubro. 
  • No primeiro semestre de 2024, o Fastback ficou em décimo lugar no ranking dos 10 SUVs mais vendidos, com 21.735 unidades vendidas, conforme o Jornal do Carro. 
  • Em janeiro de 2025, a Fiat alcançou a marca de 100 mil unidades emplacadas do Fastback no Brasil desde o seu lançamento. 

Detalhes que tornam o Fastback Abarth um esportivo:

  • Motor: 1.3 Turbo com 185 cv (etanol) e 270 Nm de torque. 
  • Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. 
  • Suspensão: Mais baixa e rígida (7% mais rígida na dianteira e 6% na traseira). 
  • Direção: Direta e esportiva. 
  • Escapamento: Duplo esportivo. 
  • Rodas: Ligas-leves e pneus mais aderentes (18 polegadas). 
  • Controles Eletrônicos: Ajustados para um desempenho mais esportivo. 
  • Aerodinâmica: Spoiler traseiro e difusor de ar para melhorar o arrasto. 
  • Visual: Grade flutuante, para-choque mais baixo e largo, e dianteira com Air Curtain. 
  • Modo Poison: Ativado no volante, que torna o acelerador mais sensível. 
De acordo com a fábrica, o Nivus GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos

O Volkswagen Nivus tem boas vendas, especialmente considerando ser um SUV compacto com um design diferenciado e bom desempenho. No entanto, o preço pode ser um fator que o impede de ser um campeão de vendas, já que alguns concorrentes oferecem mais por um valor menor.

O desempenho de vendas do Volkswagen Nivus tem sido bastante positivo nos últimos 12 meses. O modelo frequentemente ocupa posições de destaque no ranking de vendas da categoria, como a 11ª posição em março de 2025. O Nivus tem se mostrado um dos SUVs mais procurados no mercado brasileiro. 

Detalhes do desempenho:

  • Posição no ranking:

    O Nivus frequentemente figura entre os 10 primeiros SUVs mais vendidos no Brasil. Em março de 2025, ocupava a 17ª posição geral, com 3.792 unidades vendidas. 

  • Fatores que influenciam as vendas:

    O lançamento da segunda geração do Nivus em outubro de 2024, a existência da versão Sense voltada para pessoas com deficiência (PcD) e a estratégia de produção flexível (com pré-reservas e ajuste da produção para a demanda) podem ter contribuído para o bom desempenho de vendas. 

  • Demanda e fila de espera:

    Devido à boa recepção do público, algumas concessionárias estão enfrentando fila de espera para entrega do Nivus, em alguns casos até dezembro, dependendo da região. 

  • Polêmicas e problemas:

    O Nivus, assim como outros modelos da Volkswagen, já foi alvo de polêmicas relacionadas a problemas de qualidade. 

  • Lançamento e novas estratégias:

    A Volkswagen lançou a versão Sense, voltada para PcD, com preço de entrada mais acessível, o que pode ter atraído novos clientes. 

  • Concorrência:

    O Nivus compete com outros SUVs compactos, como o Jeep Compass e o Fiat Fastback, no mercado brasileiro. 

Considerações:

  • O Volkswagen Nivus tem se mostrado um modelo popular no Brasil, com bom desempenho de vendas e demanda consistente. 
  • A empresa tem implementado estratégias para otimizar a produção e atender à demanda, como o sistema de pré-reservas e o ajuste da produção para versões mais procuradas. 
  • No entanto, a qualidade e a reputação da marca podem ser pontos a serem considerados pelos consumidores, especialmente em relação a problemas pontuais. 
Totalmente digital, com tela de 10,25 polegadas, o painel apresenta um design exclusivo para a versão GTS

Detalhes que tornam o Volkswagen Nivus GTS um esportivo:

 

  • Motorização:

    O Nivus GTS utiliza o motor 1.4 TSI, que é o mesmo usado no Polo GTS e T-Cross Extreme, entregando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. 

  • Desempenho:

    Com este motor, o Nivus GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 206 km/h. 

  • Suspensão e direção:

    A suspensão e a direção do Nivus GTS foram recalibradas para um comportamento mais esportivo, com molas e amortecedores mais firmes. 

  • Visual esportivo:

    O Nivus GTS traz detalhes estéticos que o diferenciam das outras versões, como grade frontal com malha tipo colmeia, spoiler traseiro mais robusto e rodas aro 18. 

  • Interior esportivo:

    O interior do Nivus GTS também recebe detalhes esportivos, como bancos esportivos, costuras vermelhas e volante de base reta. 

 Suspensão esportiva, com foco em maior firmeza e controle

O Fiat Pulse tem sido um carro de sucesso no mercado, com as vendas superando as 150 mil unidades no Brasil. O modelo foi um dos mais vendidos no segmento de SUVs compactos, consolidando a Fiat como uma das marcas mais relevantes no segmento. 

Detalhes:

  • Sucesso de vendas:

    O Fiat Pulse atingiu a marca de 150 mil unidades vendidas no Brasil, demonstrando seu sucesso comercial. 

  • Liderança no segmento:

    O modelo se destaca como um dos SUVs compactos mais vendidos do país, indicando sua popularidade entre os consumidores.

  • Desempenho e economia:

    O Pulse se destaca por seu desempenho e economia, com opções de motor que oferecem bom equilíbrio entre agilidade e consumo, como descrito pela Virgola. 

  • Conforto e espaço interno:

    O modelo surpreende pela praticidade e conforto interno, oferecendo um espaço generoso para os passageiros e um design bem planejado. 

  • Concorrência:

    O Pulse enfrenta a concorrência de outros SUVs compactos, como o Renault Kardian.

Detalhes que tornam o Pulse Abarth um esportivo:

 

Detalhes do Abarth Pulse:

  • Motor:

    1.3 turbo flex com 185 cv de potência no etanol e 180 cv na gasolina, torque de 270 Nm (27,5 kgfm). 

  • Desempenho:

    Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, velocidade máxima de 215 km/h. 

  • Suspension:

    Suspensão esportiva, com foco em maior firmeza e controle. 

  • Design:

    Grade com o emblema Abarth, faixa lateral com detalhes Abarth, rodas esportivas (aro 17), detalhes em vermelho no interior, bancos de couro com costuras vermelhas e emblema Abarth. 

  • Interior:

    Acabamento esportivo com detalhes em vermelho, console central prolongado, freio eletrônico de estacionamento. 

  • Outros detalhes:

    Botão Poison no volante, que ativa o modo esportivo, com alteração no exaustor e ronco do escape. 

  • Tecnologia:

    Central multimídia de 10,1" com sistema de navegação e espelhamento de smartfone sem fio. 

  • Segurança:

    Frenagem autônoma de emergência, entre outros sistemas de segurança. 

 A Volkswagen tem uma longa história de versões esportivas com a sigla GTS, que já foi usada em modelos como o Gol, Polo e Virtus

Prós & Contras

Nivus GTS 2026:

  • Prós:

     
    • Dirigibilidade mais refinada e conforto para os ocupantes. 
    • Equilíbrio entre desempenho e eficiência. 
    • Tecnologia e assistências à condução. 
  • Contras:

    • Menos potência e desempenho do que o Fastback Abarth e Pulse Abarth. 
    • Design mais discreto em comparação com o Fastback Abarth e Pulse Abarth. 

Fastback Abarth:

  • Prós:

    • Maior potência e desempenho do que o Nivus GTS. 
    • Design mais agressivo e chamativo. 
    • Porta-malas maior em comparação com o Pulse Abarth e Nivus GTS. 
    • Tecnologia e assistências à condução. 
  • Contras:

    • Preço mais elevado em comparação com o Nivus GTS e Pulse Abarth. 
    • Menos espaço interno em comparação com o Nivus GTS. 

Pulse Abarth:

  • Prós:

    • Preço mais acessível em comparação com o Nivus GTS e Fastback Abarth.
    • Compacto e fácil de manobrar.
    • Desempenho esportivo e visual agressivo.
    • Mais eficiente em termos de consumo de combustível.
  • Contras:

    • Menos espaço interno e porta-malas em comparação com o Nivus GTS e Fastback Abarth.
    • Menos conforto e refinamento em comparação com o Nivus GTS. 

Preços

Nivus GTS 2026 R$ 174.990

Fastback Abarth R$ 171.990 (existem descontos de até R$ 22.000 na Webmotors)

Pulse Abarth a partir de R$ 152.990 (Com rodas opcionais de 18": R$ 154.890)

 O Pulse Abarth foi totalmente desenvolvido e produzido no Brasil

Desvalorização

O Fiat Pulse Abarth, pode ter uma desvalorização maior no pós-venda, especialmente em comparação com outros modelos do mesmo segmento. A versão Abarth, com seu motor mais potente e visual diferenciado, pode não ter a mesma procura no mercado de usados como outras versões do Pulse ou carros concorrentes. 

Fatores que contribuem para a desvalorização:

  • Versão Abarth:

    A versão Abarth, com sua motorização mais potente e visual esportivo, pode não ser do interesse de todos os compradores, o que pode limitar a procura no mercado de usados. 

  • Desempenho:

    Algumas queixas sobre o desempenho do Pulse, como consumo elevado e problemas com a suspensão, também podem influenciar na avaliação do veículo no mercado de usados. 

  • Preço:

    O preço inicial do Pulse Abarth, muitas vezes mais elevado do que outras versões do mesmo modelo ou de concorrentes, pode gerar expectativas de maior valor de revenda, o que pode levar à frustração do vendedor ao notar uma desvalorização. 

 O Fiat Pulse Abarth é equipado com sensor de chuva, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)

O Fiat Fastback, inclusive na versão Abarth, tende a ter uma desvalorização significativa na revenda, especialmente no curto prazo. A versão Limited Edition Powered By Abarth, por exemplo, sofreu uma desvalorização de -6,61%. Este fato pode ser atribuído a várias razões, incluindo a rapidez com que a Fiat lança novas versões e reestilizações. 

No entanto, a versão de entrada T200 do Fiat Fastback, tem mostrado maior estabilidade em seu valor de revenda. 

Fatores que contribuem para a desvalorização do Fastback na revenda:

  • Lançamento de novas versões e reestilizações:

    A Fiat tem uma política de lançar novas versões e reestilizações do Fastback com frequência, o que pode levar os consumidores a preferirem os modelos mais recentes e, consequentemente, diminuir o valor dos modelos mais antigos na revenda. 

  • Perda de atrativo:

    A frequente reestilização de modelos novos pode também levar a um menor atrativo dos modelos mais antigos, porque os consumidores podem sentir que o modelo mais recente é mais atual e tecnológico. 

  • Problemas de qualidade e durabilidade:

    Alguns proprietários relataram problemas mecânicos, como baixo nível de óleo repentino e falhas elétricas, o que pode afetar a percepção de qualidade do Fastback e, consequentemente, o seu valor na revenda. 

Considerações adicionais:

  • Versões Abarth:

    Embora a versão Abarth tenha um apelo esportivo, este pode não ser suficiente para compensar a desvalorização, especialmente em comparação com outras opções no mercado, ou mesmo das outras versões da linha.

 Além de bancos de couro, ar-condicionado dual zone, a versão GTS do Nivus oferece o pacote de iluminação interna, que se estende a áreas como os painéis das portas, os apliques nas maçanetas e os pés do passageiro e do motorista

Em perspectiva, o Volkswagen Nivus, e especialmente a versão GTS, pode sofrer uma desvalorização razoável no pós-venda, como a maioria dos veículos. No entanto, a desvalorização do Nivus GTS pode ser mais significativa em comparação com outras versões do Nivus ou outros veículos semelhantes.

Nas outras versões, o Volkswagen Nivus apresenta uma desvalorização na revenda, mas não é considerada muito alta em comparação com outros modelos do mercado, especialmente dentro do segmento de SUVs compactos. A desvalorização do Nivus tem sido em torno de 10% a 13%, com alguns estudos indicando até 25,3%. 

- É importante considerar que a desvalorização de um veículo usado, pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o mercado de usados, as preferências do comprador e o estado do veículo. Embora estes modelos esportivos possam ter uma desvalorização maior, a busca por um bom estado de conservação e histórico do veículo, podem ajudar a minimizar essa desvalorização. 

 O Fiat Fastback Abarth utiliza pneus Continental Premium Contact 6 215/45 R18

Valor de Seguro

Os valores de seguro de um automóvel podem variar dependendo do perfil do segurado e da seguradora. No entanto, a titulo de informação do valor médio de cada modelo, seguem abaixo:

Fiat Fastback - pode variar entre R$ 2.800 e R$ 4.300 aproximadamente por ano.

Volkswagen Nivus GTS - pode variar entre R$ 3.000 e R$ 5.000 aproximadamente por ano. 

Fiat Pulse Abarth - pode variar entre R$ 2.750,75 e R$ 5.800,49 aproximadamente por ano.

Qual a melhor escolha?

 O Pulse Abarth é o mais "nervoso" dos três

A escolha entre o Nivus GTS 2026, Fastback Abarth e Pulse Abarth depende das suas prioridades. O Nivus GTS oferece um equilíbrio entre desempenho, espaço e conforto, enquanto o Fastback Abarth, também oferece um bom espaço interno, porém, é mais potente e agressivo, já o Pulse Abarth é mais compacto e econômico, e oferece uma boa dose de esportividade. 

Se você busca um SUV equilibrado, com espaço, conforto e desempenho, o Nivus GTS 2026 é uma boa opção. Porém, se você prioriza desempenho e visual agressivo, o Fastback Abarth é a escolha. Agora, se espaço interno não é a prioridade, e se o nível de segurança básica, já te satisfaz, e seu interesse tem como foco a esportividade e custo-benefício, o Pulse Abarth é sim, o mais "nervoso" dos três e é a melhor opção. - Agora, só falta a Volkswagen trazer o Golf GTI MK8,5...

- Certamente, temos três boas opções entre estes modelos do comparativo. E para você, qual destas três "máquinas" mais atendem as suas necessidades? Deixe sua opinião nos comentários.

 

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