Desempenho comercial do GR Corolla
Um tipo de desempenho ao qual todos os produtos estão sujeitos, esportivos ou não, é o desempenho comercial. E é este o tipo de métrica que comercialmente valída ou não, um produto. Neste quesito, o Toyota GR Corolla, em relação a outros esportivos no mundo é considerado forte, especialmente no seu nicho de mercado, que é o de carros esportivos de alta performance com um foco em pilotagem e track days.
Embora não se posicione como um carro de números extremos em potência, como alguns superesportivos, o GR Corolla se destaca pela sua capacidade de melhorar o desempenho em várias áreas, sendo uma opção competitiva para quem busca uma experiência de pilotagem envolvente.

O número de vendas do Toyota GR Corolla no mundo não é divulgado de forma global pela Toyota. No entanto, em 2024, o Toyota GR Corolla teve um bom desempenho nas vendas nos Estados Unidos, com a versão "Core" sendo a mais vendida, com 3.123 unidades.
O Toyota GR Corolla é uma versão esportiva do Corolla, com motor turbo e câmbio manual, e é produzido em uma edição limitada, com apenas 99 unidades disponíveis no Brasil.
Dados de vendas:
-
Estados Unidos (2024):
- GR Corolla Core: 3.123 unidades
- GR Corolla Premium: 677 unidades
- GR Corolla Circuit: 1.583 unidades
- GR Corolla Morizo: 184 unidades
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Brasil (2024):
-
A Toyota lançou uma edição limitada do GR Corolla Launch Edition, com 99 unidades inicialmente, e posteriormente adicionou mais 30 unidades, que também foram vendidas.
- Estes números, para este nicho, o nicho dos esportivos de alta performance com foco em rally e pista, são números significativos, e justificam comercialmente a continuidade da produção deste modelo.

Os principais concorrentes do GR Corolla, são o Honda Civic Type R e o Golf GTI. Evidente, os preços são bastante similares; o preço do Honda Civic Type R no Brasil é de R$ 429.900. O Golf GTI, que ainda não foi lançado no Brasil, mas deve ter um preço por volta dos R$ 400.000.
O preço do Toyota GR Corolla no Brasil, dependendo da versão, varia entre R$ 416.990 para a Core e R$ 461.990 para a Circuit. O GR Corolla é o primeiro modelo GR da Toyota a ser vendido no Brasil e também o Corolla mais caro da história, sendo o primeiro Corolla hatch do país.
Versões e Preços:
- Core: R$ 416.990
- Circuit: R$ 461.990
Observações:
- O GR Corolla Circuit Edition possui teto de fibra de carbono forjada, head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução para smartphones, o que justifica seu preço mais elevado.
Fabricado no Japão
O Toyota GR Corolla é produzido de forma praticamente artesanal na fábrica de Motomachi, no Japão, onde segundo a lenda, seu desenvolvimento contou com "pitacos" do próprio Akio Toyoda, chairman da Toyota. Montado sobre a plataforma GA-C, cada unidade produzida conta com reforços estruturais na carroceria.
Rigidez da carroceria:
O GR Corolla possui 349 pontos a mais de solda que um Corolla tradicional, além de outros reforços estruturais, o que contribui para uma melhor rigidez da carroceria e, consequentemente, uma melhor experiência de pilotagem.
Motor 1.6 turbo de 305 cv
Em colaboração com a divisão da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team, o GR Corolla foi equipado com um motor de três cilindros, 1.6 turbo que desenvolve 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, e conta com aprimoramentos técnicos como, válvulas de escape de grande diâmetro, resfriamento de pistão por jato de óleo múltiplo, injeção direta D-4S e resfriamento de pistão por jato de óleo múltiplo.
O modelo conta ainda com a inusitada tração integral GR-Four, com o propósito de oferecer os mais altos níveis de controle e de tração em conjunto com o diferencial Torsen de deslizamento limitado (LSD).
- De acordo com a fábrica japonesa, o GR Corolla acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 229 km/h.
Transmissão
O Toyota GR Corolla pode ter duas opções de transmissão: manual de 6 velocidades ou automática de 8 velocidades. A versão manual, possui alavanca de câmbio de curso curto, o que facilita as trocas rápidas. A versão automática, chamada de GAZOO Racing Direct Automatic Transmission (GR-DAT), é mais recente e foi adicionada ao modelo em 2025.
Segurança
O Toyota GR Corolla usa um sistema de freios a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. A versão Circuit, mais esportiva, tem pinças de freio monobloco de alumínio na dianteira. A suspensão dianteira é do tipo McPherson Strut e a traseira é do tipo Double Wishbone.
Detalhes do sistema de freios:
- Dianteira: Discos ventilados de 18 polegadas com pinças monobloco de alumínio (versão Circuit).
- Traseira: Discos sólidos de 16 polegadas.
- Sistema ABS: O GR Corolla possui sistema de freios antitravamento (ABS), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).
O Toyota GR Corolla utiliza rodas de 18 polegadas, forjadas pela BBS, que equipam pneus 235/40 R18.
- Pneu: 235/40 R18
- Rodas: 8.5Jx18 ET30
- Marca das rodas: BBS
Segurança ativa:
- O GR Corolla também possui sistemas de segurança como o Toyota Safety Sense 3.0, que inclui detecção de pedestres, alerta de saída de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
- O carro também tem controle de estabilidade (VSC) e controle de tração (TRC).
- A suspensão dianteira é do tipo McPherson Strut e a traseira é do tipo Double Wishbone.
Garantia de 10 anos
O Toyota GR Corolla passou a receber uma garantia de até 10 anos, até então, uma novidade para carros esportivos. Esta garantia para o GR Corolla, passou a ser válida agora em 2025, porém inclui também os veículos do modelo, que chegaram ao país, a partir de 2023. A garantia inicial é de 5 anos, que pode ser estendida (sem custo adicional) por mais 5 anos, dependendo da quilometragem percorrida e da realização das revisões na rede autorizada Toyota.
A extensão da garantia é renovável por mais 60 meses (totalizando mais 5 anos) ou até 200.000 km para uso particular, ou até 100.000 km para uso comercial, o que ocorrer primeiro. Para ativar a extensão da garantia, é necessário que o veículo tenha realizado todas as revisões periódicas na rede autorizada da Toyota, conforme indicado no manual do proprietário.
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