Mercado

Kicks x Creta: tradição e durabilidade Japonesa x inovação e tecnologia Coreana

Hyundai Creta e Nissan Kicks, disputam o segmento do mercado que representa 25% de todas as vendas nacionais.

21 junho 2025 - 14h59Gentil dos Santos    atualizado em 22/06/2025 às 16h22

A disputa entre Hyundai Creta 2025 e Nissan Kicks Play simboliza duas visões distintas do mercado automotivo brasileiro. De um lado, o Creta representa a revolução tecnológica com telas duplas de 10,25 polegadas, sistema Bluelink e uma impressionante gama de sistemas ADAS que antecipam o futuro da mobilidade.

Do outro, o Kicks mantém a filosofia japonesa de confiabilidade comprovada, focando na tecnologia Zero Gravity® e preços que democratizam o acesso aos SUVs compactos. Os números de vendas refletem essa disputa acirrada: o Creta alcançou 37,8 mil unidades em 2024, enquanto o Kicks emplacou 34 mil no mesmo período.

A diferença de preço é substancial: Creta parte de R$ 147.390 podendo chegar a R$ 196.990 na versão Ultimate, enquanto o Kicks Play varia entre R$ 115.890 e R$ 155.990. Em um segmento que representa 25% de todas as vendas nacionais, cada detalhe importa.

O Creta oferece duas opções de motorização (1.0 e 1.6 turbo), enquanto o Kicks mantém o confiável 1.6 aspirado. Ambos competem em mercado onde T-Cross e Tracker dominam, mas representam alternativas sólidas para consumidores que buscam inovação tecnológica ou valor comprovado, respectivamente.

vários modelos do Kicks em cores variadasDesde 2017 o SUV japonês vêm construindo reputação sólida, baseada em confiabilidade, conforto e preços acessíveis 

O Território Onde Gigantes Se Encontram

Existe algo fascinante em observar duas culturas automotivas tão distintas competindo pelo mesmo consumidor brasileiro. O segmento de SUVs compactos se tornou o novo campo de batalha da indústria nacional, representando aproximadamente 25% de todas as vendas de veículos no país.

No primeiro bimestre de 2024, os números revelaram a intensidade dessa disputa: Creta liderou com 9.283 unidades, seguido pelo Kicks com 7.981. É diferença que representa menos de um mês de produção, demonstrando como cada estratégia de produto e comunicação pode alterar o ranking mensal.

O contexto é ainda mais impressionante quando consideramos que o Volkswagen T-Cross fechou 2024 com 83.990 unidades vendidas, seguido pelo Chevrolet Tracker com 69.431. Nesse cenário, Creta e Kicks lutam não apenas entre si, mas por posições de destaque num mercado que não perdoa hesitações.

Modelo Creta da Hyundai numa estrada onde se vislumbra a cidade a noiteO modelo da Hyundai oferece dois motores completamente diferentes para perfis distintos de consumidores

O Coreano Que Aposta no Futuro

O Hyundai Creta 2025 saiu da fábrica de Piracicaba-SP com uma missão clara: redefinir o que significa ser um SUV compacto no Brasil. Com capacidade para 220.000 veículos por ano, a planta paulista produz um carro que antecipa tendências tecnológicas.

Apenas olhar para o painel de instrumentos já revela as ambições coreanas. São duas telas de 10,25 polegadas trabalhando em harmonia: uma para instrumentos digitais, outra para o sistema blueNav® com Apple CarPlay e Android Auto.

Carregador por indução elimina cabos, arcondicionado digital oferece duas zonas independentes. Mas é o sistema Bluelink que representa a verdadeira revolução. Diagnósticos remotos, monitoramento em tempo real, comandos por aplicativo – é conectividade que transforma o carro em extensão digital da sua vida.

Para um país onde smartphones são praticamente extensões do corpo, faz todo sentido. O Creta 2025 cresceu 3 centímetros em comprimento, chegando a 4,33 metros. O porta-malas oferece 422 litros, tanque de 50 litros garante autonomia de até 630 km com gasolina em uso rodoviário. São números que impressionam até conhecermos as opções de motorização.

painel interno do Creta onde aparecem o volante, sistema multimídia e a alavanca do câmbioModerno, o painel do Creta disponibiliza duas telas integradas, amabas com 10,5 polegadas na versão top de linha

A Escolha Que Define Personalidade

Aqui reside uma das decisões mais inteligentes da Hyundai: oferecer dois motores completamente diferentes para perfis distintos de consumidores. O motor Kappa 1.0 TGDI equipa as versões Platinum, Limited, Comfort e N-Line. São 120 cavalos tanto com etanol quanto gasolina, 17,5 kgf.m de torque, consumo de 12,0 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.

Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos atende perfeitamente ao uso urbano econômico. Para quem busca mais emoção, a versão Ultimate traz o motor Gamma 1.6 TGDI com 167 cv no etanol e 157 cv na gasolina. Torque salta para 20,6 kgf.m com etanol, aceleração cai para 9,3 segundos.

É diferença que você sente no trânsito e na estrada. Mas talvez o maior diferencial esteja nos sistemas de segurança ativa. Frenagem autônoma para carros e pedestres, assistente de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, detector de fadiga – é arsenal de tecnologias que antecipa o futuro dos carros autônomos.

Os preços refletem essa sofisticação: de R$ 147.390 a R$ 196.990 na versão Ultimate. É investimento em tecnologia que pode parecer alto até você calcular o valor de revenda de um carro tão bem equipado.

painel do SUV japones Kicks completo porém discretoKicks Play: Um painel completo, com bom nível de acabamento, porém discreto

O Japonês Que Não Abandona a Essência

Do outro lado da disputa, o Nissan Kicks Play mantém filosofia completamente diferente. Desde 2017 no mercado brasileiro, o SUV japonês construiu reputação sólida baseada em conceitos simples: confiabilidade, conforto e preços acessíveis.

A tecnologia Zero Gravity® dos bancos, desenvolvida com base em estudos da NASA, continua sendo o grande diferencial do Kicks. É sistema que reduz fadiga em viagens longas, lembrando que no Brasil as distâncias são continentais e o conforto faz diferença real.

O Kicks Play 2025 oferece três versões escalonadas que democratizam o acesso: Active Plus CVT por R$ 115.890, Sense CVT por R$ 120.890 e Advance Plus CVT variando entre R$ 139.490 e R$ 155.990. É estratégia que reconhece a diversidade de orçamentos do consumidor brasileiro.

O motor único é o confiável 1.6 aspirado com 113 cv no etanol e 110 cv na gasolina. Torque de 15,2 kgf.m com etanol, transmissão CVT com função Sport. Pode não impressionar no papel, mas oferece dirigibilidade suave e manutenção previsível.

porta-malas do Kicks com 430 litros de capacidadeO Kicks oferece um porta-malas com 432 litros contra 422 do Creta

A Geografia dos Números

As dimensões revelam escolhas de projeto interessantes. O Kicks mede 4,31 metros de comprimento contra 4,33 do Creta. Largura de 1,76 metros versus 1,79 do rival. Altura praticamente idêntica: 1,61 contra 1,63 metros. No porta-malas, vitória japonesa: 432 litros contra 422 do Creta.

São apenas 10 litros de diferença, mas que podem fazer diferença na bagagem familiar. O tanque de combustível inverte a lógica: 41 litros no Kicks contra 50 no Creta. O consumo revela estratégias diferentes. O Kicks faz 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol. Com tanque menor, a autonomia fica em 566 km em uso rodoviário, contra 630 km do Creta 1.0 turbo.

Tecnologia Pragmática Versus Revolução Digital

A conectividade evidencia filosofias distintas. O Kicks Play escala tecnologia por versão: central de 7 polegadas na Active Plus, rodas de liga leve 17" na Sense, sistema de 8" com Nissan Connect na Advance Plus. É abordagem que reconhece nem todos querem pagar por tecnologias que talvez não usem.

O Creta, ao contrário, padroniza alta tecnologia mesmo nas versões básicas, apostando que conectividade avançada se tornará necessidade, não luxo. O pacote Safety Shield do Kicks na versão top traz sistemas básicos de segurança ativa, mas fica distante da sofisticação dos sistemas ADAS do Creta. É diferença geracional que pode definir decisões de compra.

A Diferença Que R$ 31.500 Fazem

Entre o Kicks Active Plus (R$ 115.890) e o Creta Comfort (R$ 147.390), há diferença de R$ 31.500 que representa muito mais que dinheiro. É investimento em filosofias distintas de mobilidade. O Kicks oferece entrada no segmento SUV compacto com confiabilidade japonesa comprovada, rede de concessionárias consolidada e custos de manutenção previsíveis.

Para famílias brasileiras que buscam primeiro SUV, faz sentido econômico. O Creta demanda investimento adicional em troca de tecnologias que antecipam o futuro. Conectividade avançada, sistemas de segurança ativa, opções de motorização – é aposta em que essas tecnologias se tornarão indispensáveis.

O Hyunday Creta numa estrada ladeada por montanhas cobertas de neveO design do Creta 2025 tem linhas harmoniosas e imponentes

O Horizonte Que Se Aproxima

A Nissan acaba de lançar a nova geração do Kicks para 2025, com visual renovado, motor turbo inédito e possível versão híbrida. Produzido em Resende-RJ, será posicionado acima do Kicks Play, criando nova dinâmica competitiva. A estratégia japonesa reconhece que o mercado evoluiu.

Manter apenas o Kicks Play pode não ser suficiente para enfrentar a sofisticação crescente dos rivais coreanos e europeus. O Creta, com linha 2025 já renovada, busca consolidar posição como referência em conectividade no segmento. A Hyundai antecipa tendências que se tornarão padrão nos próximos anos, apostando na liderança tecnológica.

uma foto do perfil do Kicks na cor branca com detalhes pretosO Kicks mede 4,31 metros de comprimento

A Decisão Que Só Você Pode Tomar

Escolher entre Creta e Kicks transcende comparação técnica simples. É decisão sobre visão de futuro, prioridades pessoais e orçamento disponível. O Hyundai Creta 2025 faz sentido para quem valoriza tecnologia de ponta, sistemas de segurança ativa, opções de motorização e está disposto a investir em inovação.

É carro para consumidores que veem automóvel como extensão digital da vida moderna. O Nissan Kicks Play atende quem prioriza custo-benefício comprovado, conforto excepcional com tecnologia Zero Gravity®, manutenção acessível e praticidade urbana. É opção para consumidores que valorizam tradição japonesa de durabilidade.

- E para você? Qual destes dois excelentes modelos vão mais de encontro com as suas necessidades? Deixe sua opinião nos comentários.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Uma jogada estratégica, é o programa Toyota 10, que estende a garantia em até 10 anos sem custo
Mercado

Confronto: Toyota Corolla Cross x Jeep Compass - Dois campeões de vendas - Qual o melhor?

O projeto aprovado pela Câmara, que agora aguarda sanção presidencial,
Serviços

Exame toxicológico se torna obrigatório na CNH para todas as categorias

Motor central com pico de 11000 W de alto desempenho. Imagem: Yadea Keeness.
Motos

Yadea Keeness estreia no Brasil com proposta de elétrica esportiva

Citroën Basalt Shine, o milionésimo veículo da marca no Brasil. Imagem: Citroën.
Mercado

Citroën comemora 1 milhão de veículos produzidos no Brasil

GR Corolla o esportivo da Toyota com 10 anos de garantia
Mercado

GR Corolla o esportivo da Toyota com 10 anos de garantia

Fiat Titano 2026: Made in Argentina
Mercado

Fiat Titano 2026: Made in Argentina

Tecnologia Steer-by-Wire: Mercedes-Benz vai eliminar a coluna de direção de seus seus modelos
Mercado

Tecnologia Steer-by-Wire: Mercedes-Benz vai eliminar a coluna de direção de seus seus modelos

Comparativo - Nivus GTS 2026 vs Fastback Abarth vs Pulse Abarth - Qual a melhor escolha?
Mercado

Comparativo - Nivus GTS 2026 vs Fastback Abarth vs Pulse Abarth - Qual a melhor escolha?

Leapmotor B10 estreia no Brasil com até 460 km de autonomia no ciclo chinês. Imagem: Leapmotor.
Mercado

Leapmotor B10 chega ao Brasil para disputar mercado de SUVs elétricos com BYD e Geely

Top 10 modelos de carros mais vendidos no Brasil em 2025
Mercado

Top 10 modelos de carros mais vendidos no Brasil em 2025

Mais Lidas

Kicks x Creta: tradição e durabilidade Japonesa x inovação e tecnologia Coreana
Mercado

Kicks x Creta: tradição e durabilidade Japonesa x inovação e tecnologia Coreana

Investir em segurança e comparar cotações são passos essenciais para economizar no seguro auto.
Serviços

Seguro auto: como funciona e como economizar na apólice

O barato pode sair caro se você não fizer uma análise detalhada.
Usados

Checklist completo antes de fechar com o carro usado no Brasil

Planejar o financiamento de carro é essencial para evitar surpresas.
Usados

Financiamento de carro: quanto dar de entrada e como planejar