A demanda por seguros de automóveis no Brasil teve um crescimento significativo em outubro de 2024, com um aumento de 15,97% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado reflete a recuperação do setor, que também apresentou alta em comparação ao mês de setembro de 2024.
Seguros de automóveis registra alta
Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que monitora o comportamento e volume de consultas na plataforma da Neurotech, o crescimento no mercado de seguros de automóveis é evidente.
Em outubro de 2024, o setor observou um aumento de 7,58% em relação ao mês anterior, quebrando uma sequência de quedas. A Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial para seguros e crédito, destaca que o ano de 2024 foi marcante para o mercado de seguros, diretamente influenciado pelo aumento das vendas de automóveis.
Vendas de automóveis impulsionam o setor
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) relatou que o mercado de veículos novos teve seu melhor desempenho de outubro na década, com 264,9 mil unidades vendidas, representando um crescimento de 21,7% em relação ao ano anterior. Especificamente no segmento de automóveis e comerciais leves, houve um aumento de 20,90% comparado a outubro de 2023 e um salto de 12,22% em relação a setembro de 2024.
Crescimento dos Seguros Premium
O INDS também revela que 12,9% das solicitações de seguros foram para carros premium. O percentual de seguros ativos, considerando um período de até um ano desde a última aprovação de crédito, ficou em 64,4%.
Recorde nos financiamentos de veículos
Dados do Sistema Nacional de Gravames (SNG), divulgados pela B3, mostram que em outubro de 2024 foram financiadas 670 mil unidades de veículos novos e usados, o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. Isso representa um crescimento de mais de 25% em relação a outubro de 2023 e um aumento de 11,6% comparado a setembro de 2024.
No acumulado do ano até outubro, os financiamentos totalizaram 5,960 milhões de unidades, um aumento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento na demanda por seguros em comparação anual. A região Norte liderou com um aumento de 27,55%, seguida pelo Centro-Oeste com 16,63%, Sudeste com 15,83%, Sul com 15,42% e Nordeste com 15,26%.
O INDS analisou a demanda de seguros por faixa etária, destacando que os segurados entre 40 e 59 anos tiveram o maior crescimento, com 15,60% em comparação a outubro de 2023. A faixa etária de 26 a 39 anos registrou um aumento de 10%, enquanto a demanda dos jovens condutores entre 18 e 25 anos cresceu 9,59%. Entre os segurados acima dos 60 anos, o crescimento foi de 8%.
O crescimento contínuo do mercado de seguros de automóveis em 2024 reflete o aquecimento das vendas de veículos novos e a recuperação do setor financeiro. Com o aumento das solicitações de seguros, especialmente para carros premium, e o recorde nos financiamentos de veículos, o setor se mantém promissor, impulsionado por diversas regiões do país e por diferentes faixas etárias de segurados. Este cenário positivo reafirma a importância do mercado de seguros no contexto econômico brasileiro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Carros com seguro mais barato: quais os favoritos dos corretores

Como funciona o IPVA e como economizar no pagamento

10 Carros com manutenção mais barata no Brasil

Melhores apps para cuidar do seu carro (checklist, manutenção, IPVA)

Super Guia Completo para Compra de um Automóvel

Documentação necessária para compra de veículo

Fazer Empréstimo para Financiar um Veículo, Vale a Pena em 2025?

Qual a Diferença entre Laudo Cautelar e Laudo de Transferência?

Tudo sobre test drive o que observar em cada etapa
