O primeiro carro do mundo, o Patent Motorwagen, não tinha volante
Em 1886 o Patent Motorwagen de Carl Benz, primeiro carro movido a motor, por ser uma imediata evolução das carroças, não possuía volante. As antecessoras carroças, eram conduzidas por rédeas, estas, atreladas ao cavalo. Já o veículo de Carl Benz, trazia uma espécie de manivela para direcionar o veículo.
Testes & Segurança
- Felizmente a evolução não parou e chegamos a chamada 'direção eletrônica'. Uma tecnologia que elimina qualquer interferência mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. A Mercedes vem testando esta nova tecnologia, que entre circuitos internos na fábrica e externos em ruas e estradas comuns, a fábrica alemã, já percorreu cerca de dois milhões de quilômetros em testes. O sistema envolve procedimentos tecnológicos que deixam a direção eletrônica, com ainda menor probabilidade de falhas do que a velha e boa direção hidráulica, e mais recentemente a direção elétrica, juntas!
“O sistema Steer-by-wire é mais um grande passo rumo à mobilidade do futuro, e estamos orgulhosos de lançar esse sistema em 2026." - Markus Schäfer, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras da Mercedes-Benz
O volante, é um dos mais sensíveis componentes de um automóvel! Através do volante, entendemos o tipo do piso, e também, qual o comportamento do automóvel como um todo. Eliminar toda a parte mecânica que conecta o motorista ao asfalto através dos pneus, e substituí-la por fios, é um tremendo salto, com inúmeras implicações!

Como Funciona a Direção Eletrônica?
Através de sinais emitidos pelo volante ao SFU (steering feedback unit), que interage com a cremalheira (SRU - steering rack unit), responsável por efetivamente movimentar as rodas. Tudo através de cabos/fios! A interação pneu-solo neste sistema da direção eletrônica, agora é calculada com o auxílio das forças de restauração das rodas direcionais.
De acordo com os especialistas da Mercedes, a direção eletrônica proporciona melhor dirigibilidade e torna as manobras e o estacionamento, ainda mais fáceis. A capacidade de gerenciar completamente possíveis vibrações transmitidas ao volante da direção eletrônica, eliminando-as totalmente ao tato no volante, proporcionam ao motorista uma sensação inigualável de dirigibilidade.
Existe ainda, a possibilidade de "personalizações" da direção eletrônica, que podem fazer parte do estilo e características de cada modelo de automóvel, ou mesmo marca.
A Nissan foi a primeira montadora a apresentar este tipo de tecnologia, seguida pela Lexus e o modelo da Tesla, o Cybertruck.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Comparativo - Nivus GTS 2026 vs Fastback Abarth vs Pulse Abarth - Qual a melhor escolha?

Leapmotor B10 chega ao Brasil para disputar mercado de SUVs elétricos com BYD e Geely

Top 10 modelos de carros mais vendidos no Brasil em 2025

O futuro dos carros híbridos no Brasil: tendências e perspectivas

É permitido usar o celular com o veículo parado? O que diz a lei?

Procedimentos para identificar carros com bom custo-benefício no mercado nacional

O impacto da inflação e da economia no mercado de veículos em 2025

Carros elétricos no Brasil: vantagens e desvantagens na hora da compra

5 dicas para negociar melhor o preço do seu carro novo
