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Volkswagen anuncia novo SUV Tera com motor 1.0 aspirado

Novo SUV da Volkswagen, Tera com motor 1.0 aspirado, oferece eficiência e performance em um design elegante.

09 janeiro 2025 - 10h01da Redação    atualizado em 13/01/2025 às 22h07

O mercado automobilístico brasileiro acaba de receber uma novidade que promete fazer os corações dos apaixonados por SUVs baterem mais rápido: o Volkswagen Tera com motor 1.0 aspirado. Este lançamento traz consigo uma série de inovações tecnológicas e de design, alinhando eficiência e estilo em um único veículo. 

Se você é um entusiasta de carros e está procurando um automóvel que ofereça ótimo custo-benefício sem abrir mão da performance, o Tera pode ser exatamente o que você precisa.

Novo Tera com motor 1.0 aspirado

O Volkswagen Tera promete ser uma revolução no mercado automotivo brasileiro. Equipado com motor 1.0 aspirado flex, o SUV de entrada da marca chega com a proposta de ser acessível e competitivo, posicionando-se como uma alternativa popular e eficiente para os consumidores. A estratégia da Volkswagen busca alavancar as vendas e redefinir o segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil.  

Na versão mais básica, o Volkswagen Tera será equipado com o motor 1.0 MPI aspirado flex, já conhecido no Polo Track. Trata-se de um propulsor de três cilindros e 12 válvulas, com injeção indireta multiponto. Ele entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números caem para 77 cv e 9,6 kgfm de torque.  

O câmbio associado a essa motorização será sempre manual de cinco marchas, utilizando a renomada transmissão MQ200, amplamente elogiada por sua eficiência e robustez.  

Estratégia de mercado com o Tera MPI  

Batizada como Tera MPI, a versão de entrada do novo SUV busca atrair consumidores que procuram um utilitário esportivo acessível, mas sem abrir mão de qualidade. Essa abordagem reflete o objetivo da Volkswagen de popularizar o Tera e conquistar uma fatia maior do mercado brasileiro. 

A estratégia lembra o movimento da Stellantis com o Citroën Basalt, mas a Volkswagen pretende se destacar ainda mais, visando alcançar números expressivos de vendas com o novo modelo.  

Volume de produção planejado  

A produção do Volkswagen Tera será realizada na fábrica de Taubaté, em São Paulo. A previsão é que o modelo entre em linha em abril de 2025, com uma capacidade inicial de 500 unidades fabricadas por dia em dois turnos. A meta anual é atingir a marca de 200 mil unidades.  

Esse planejamento robusto inclui a contratação de 260 novos funcionários, reforçando a infraestrutura da planta para atender à alta demanda esperada. Embora parte dessa produção seja destinada à exportação, a expectativa é que o mercado interno absorva uma quantidade significativa do modelo.  

O papel do Tera no futuro da Volkswagen  

As fontes apontam que o Volkswagen Tera tem potencial para se tornar o veículo mais vendido da marca no Brasil, ultrapassando o Polo, que atualmente ocupa essa posição. A empresa já tinha essa visão desde o início do projeto, ainda em 2018, quando o modelo era chamado de VW246 ou A0 SUV.  

Novo SUV Tera é a grande promessa da Volkswagen em 2025. Imagem: Divulgação Volkswagen.

O plano inicial era lançar o Tera como substituto de hatches compactos como Gol, Fox e Up. Entretanto, a pandemia atrasou o cronograma, e o Polo Track foi introduzido como uma solução temporária. Agora, o Tera surge como a aposta da Volkswagen para consolidar os SUVs populares no mercado brasileiro.  

Design e equipamentos  

Flagras recentes revelaram versões básicas do Volkswagen Tera, equipadas com rodas de calota. Mesmo na configuração de entrada, o SUV contará com faróis de LED, garantindo modernidade e funcionalidade.  

O foco no custo-benefício não significa abrir mão de qualidade ou segurança. A Volkswagen busca oferecer um veículo competitivo e bem equipado para atrair uma ampla base de consumidores.  


Além do motor 1.0 aspirado, o Volkswagen Tera terá versões mais potentes, como o motor 170 TSI turbo flex, presente nas configurações TSI, Comfortline e Highline. Essas opções virão com câmbio automático de seis marchas, mas a versão mais básica do 170 TSI poderá contar com uma transmissão manual de cinco velocidades. O motor 200 TSI, por sua vez, será reservado para modelos como Nivus, Virtus e T-Cross, não sendo incluído no Tera.

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