A marca Volkswagen também deve investir na produção do primeiro carro híbrido, através do investimento de R$ 13 bilhões em São Paulo, a fabricante promete entregar 3 veículos novos, além de um motor inédito para 2028. O anúncio foi feito em agosto, já o investimento foi divulgado em fevereiro de 2024. Apenas o estado de São Paulo, deve ser contemplado com a construção de 3 fábricas.
Onde foi realizado o anúncio?
O anúncio foi realizado na fábrica de São Bernardo do Campo e contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, esta fábrica tem grande importância para a indústria automobilística no país, já que foi a primeira fábrica da Volkswagen. Conforme consta no anúncio, com os 13 bilhões a fabricante promete entregar:
-
dois novos carros na fábrica de São Bernardo do Campo;
-
um novo carro na fábrica de Taubaté;
-
um novo motor na fábrica de São Carlos.
Quais serão os novos carros da Volkswagen?
Segundo a Volkswagen, o próximo veículo a ser lançado será em Taubaté, será um SUV de entrada MQB AO, este modelo deve ser um concorrente para o Renault Kardian, Fiat Pulse e o futuro SUV que foi inspirado no Chevrolet Onix. A data para lançar o AO SUV está marcada para começo de 2025, sendo que o nome ainda é um mistério a ser desvendado, já que pode ser: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera.
SUVs híbridos — primeiro carro elétrico!
Após o AO SUV, finalmente, a Volkswagen deve lançar híbridos nacionais, estes modelos serão fabricados na fábrica de São Bernardo do Campo, é possível que a fabricante decrete o fim dos modelos Taos e Tiguan, para a fabricação dos novos modelos estão incluídos dois modelos de porte médio.
A inspiração para a fabricação dos veículos é de origem chinesa, inspirada nos modelos Tayron e o Tayron X. O modelo da Volkswagen é configurado para abrigar até 5 lugares, haverá também uma variante com 7 lugares. Para o lançamento dos modelos híbridos, a marca deve escolher uma plataforma alemã, conhecida como base MQB 37.
Esta é a mesma utilizada para o Golf Nacional, será utilizada para a criação dos SUVs híbridos.
Como será o novo motor híbrido?
Para que seja possível a criação do primeiro carro híbrido, é necessário que o veículo tenha um motor. Os novos SUVs, devem utilizar o motor 1.5 TSI Evo2, a produção ocorrerá na cidade de São Carlos (SP). Este motor é a segunda evolução do 1.4 TSI, este motor já faz parte do mercado automobilístico do Brasil há mais de dez anos.
O sucessor que será produzido, é integrante da família EA211, incluindo o1.6 MSI e o 1.0 TSI. Para esta versão, serão disponibilizados aprimoramentos, visando melhorar a eficiência energética e minimizar a emissão de poluentes.
Com estas mudanças, a marca consegue atender às exigências da norma de emissões do Proconve L8.
O motor Volkswagen 1.5 TSI Evo2
Este motor é a segunda evolução para o atual 1.4 TSI, será utilizado para equipar Virtus, T-Cross e Taos. Devido a estas mudanças, este motor recebe o nome de Evo2. Esta versão deve manter o bloco de alumínio e o diâmetro dos quatro cilindros (74,5 mm).
Também pode herdar vários componentes da versão anterior, por exemplo, o sistema de injeção indireta. O objetivo destas mudanças é garantir a eficiência energética, que é o propósito dos carros elétricos. Este modelo pode ainda, receber variantes como: híbrida leve (MHEV), híbrida plena (HEV) e híbrida plug-in ou com recarga externa (PHEV).
A indústria automobilística européia já disponibiliza diversas calibrações do motor 1.5 TSI Evo2, podendo ser eletrificadas ou não.
Para a construção do primeiro carro híbrido no Brasil, é bem provável que o motor 1.5 TSI Evo2 flex seja combinado. Com isso, o carro deve ter caixa automática de dupla embreagem com sete marchas banhada a óleo, é necessário que os consumidores tenham cuidado, já que a manutenção é mais cara, principalmente para os importados.
- Uma tendência que vêm se acentuando no segmento de automóveis usados, é a menor desvalorização dos carros híbridos, inclusive frente aos modelos a combustão. Na comparação, os modelos elétricos tem sofrido maior nível de desvalorização entre as três categorias.
Entre os principais motivos para a acentuada desvalorização dos elétricos, certamente está a ainda a precária infraestrutura de carregamento. E você, quais destes modelos despertam mais seu interesse? Gostaríamos de saber da sua opinião nos comentários.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Leapmotor B10 chega ao Brasil para disputar mercado de SUVs elétricos com BYD e Geely

Top 10 modelos de carros mais vendidos no Brasil em 2025

O futuro dos carros híbridos no Brasil: tendências e perspectivas

É permitido usar o celular com o veículo parado? O que diz a lei?

Procedimentos para identificar carros com bom custo-benefício no mercado nacional

O impacto da inflação e da economia no mercado de veículos em 2025

Carros elétricos no Brasil: vantagens e desvantagens na hora da compra

5 dicas para negociar melhor o preço do seu carro novo

Fiat Strada é o veículo novo mais vendido do 1º trimestre de 2025
