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Corvette com design ultra-moderno inaugura novo estúdio da GM no Reino Unido

Outros estúdios em outras localidades (Los Angeles e Detroit), também irão ao longo de 2025, contribuir para o desenvolvimento da versão eletrificada do Corvette.

27 ABR 2025 • POR Gentil dos Santos • 17h30
"Era importante que todos prestassem homenagem ao DNA histórico do Corvette" - Michael Simcoe, vice-presidente sênior de design global

Expandindo a presença global

Buscando novos parâmetros e inspirações para um ícone americano, o esportivo Corvette, a GM inaugura novo estúdio de design no Reino Unido. Leamington Spa, foi o local escolhido pela GM. Cidade localizada na Inglaterra, a cerca de 150 quilômetros de Londres.

Em conjunto, a GM aproveitou a estreia de seu estúdio na Inglaterra, para compartilhar as primeiras imagens de um carro-conceito (concept car) de seu esportivo Corvette. No entanto, outros estúdios em outras localidades (Los Angeles e Detroit), também irão ao longo de 2025, contribuir para o desenvolvimento da versão eletrificada do Corvette.

A criação de um mito

Na virada dos anos 1950, Harley Earl, idealizou um automóvel que fosse acessível às massas, e que ao mesmo tempo oferecesse um ótimo desempenho, a exemplo dos automóveis europeus. Através do brilhante engenheiro russo Zachary "Zora" Arkus-Duntov, o projeto ganhou o suporte técnico necessário para que o Corvette se tornasse um mito. 

 

1953- O primeiro Chevrolet Corvette produzido, foi exibido no salão do automóvel GM Motorama car show.

Lançado num evento em 1953, em Nova York, o Corvette já chamava a atenção por suas linhas diferenciadas e arrojadas. Equipado na época, com um motor de seis cilindros, oferecia transmissão automática de duas velocidades. Esta primeira geração do esportivo, recebeu o nome de C1.

Foi neste evento de lançamento do Corvette em Nova York, que Zora Arkus-Duntov conheceu e se deslumbrou com o visual do modelo da Chevrolet. Porém, o engenheiro russo ficou extremamente decepcionado com a motorização oferecida no modelo de estreia do Corvette.

Atingindo um novo patamar

Formado em engenharia pela Universidade Técnica de Charlottenburg, na Alemanha, Zora Arkus-Duntov, se apressou em entrar em contato com o então engenheiro chefe da Chevrolet, detalhando tecnicamente, como conseguiria incrementar a motorização do Corvette.

Em maio de 1953, Arkus-Duntov começou a trabalhar na Chevrolet, como engenheiro assistente. Nos 20 anos seguintes, ele passou a liderar o desenvolvimento do Corvette, transformando-o em um dos esportivos mais completos e desejados do mundo!

1963 - Corvette Sting Ray Coupe

Em 1957 por exemplo, Arkus-Duntov foi o primeiro no mundo a  desenvolver um sistema de injeção de combustível, capaz de produzir um cavalo-vapor por polegada cúbica de deslocamento!   

Esta e outras inovações, fizeram o Corvette alcançar grande sucesso de vendas, entre 1968 a 1982, tornando-o um dos grandes expoentes da era dos muscle cars.

Chevrolet Corvette ZR1 

O Corvette continua arrebatando a atenção dos entusiastas, especialmente quando a GM municia seu atual modelo com um motor V8 biturbo 5,5 litros, capaz de gerar 1064 cv de potência a 7.000 rpm e 828 lb-ft de torque a 6.000 rpm, como é o caso do ZR1 2025.

O conceito da equipe do Estúdio do Reino Unido

Dedicada a manter o legado do Corvette, ao desenvolver variantes do ícone esportivo americano na Europa, mesmo que seja produzindo os  chamados carros conceito, a GM busca aprimorar e mesmo, inovar seu visual, ampliando assim, sua base de clientes. - De acordo com Michael Simcoe, vice-presidente sênior de design global:

“Era importante que todos prestassem homenagem ao DNA histórico do Corvette, mas cada estúdio trouxe sua própria interpretação criativa única para o projeto. É exatamente isso que nossa rede avançada de estúdios de design pretende fazer – inovar, desafiar as convenções e imaginar o que poderia ser.”

 

No Reino Unido, o estúdio de design é liderado por Julian Thomson, que de maneira habilidosa, procurou manter  influências visuais do icônico modelo  Sting Ray, nesta nova versão futurista do Corvette:

"Uma homenagem ao foco central do Corvette e inspirado no icônico Chevrolet Corvette Sting Ray 1963 com 'janela dividida', esse recurso enfatiza uma espinha central vertical singular que também é um elemento estrutural, proporcionando uma visão panorâmica da estrada e dos arredores." disse Thomson.

De acordo com o press release da GM, a representação externa deste concept car, se divide em duas partes; a superior e inferior do automóvel. Na parte superior, estão de maneira futurista, as influências clássicas do Corvette. Na parte inferior, está o design que responde a questões técnicas e funcionais, como por exemplo, elementos que valorizem a aerodinâmica. 

Dimensões:

 

- Enquanto a versão final do carro conceito do Corvette não se materializa comercialmente, vamos fazer um rápido comparativo do atual modelo em produção, o ZR1.

Considerado um super carro de alta performance, o Chevrolet Corvette ZR1(entre R$ 1.063.970 e R$ 1.191.650) com motor V8 biturbo de 5.5 litros, que gera impressionantes 1.064 cv de potência, tem como concorrentes outros "puro-sangue" de desempenho semelhante, como a McLaren 720S (entre R$ 2,9 milhões e R$ 5,5 milhões) equipada com um motor V8 biturbo de 4.0 litros que gera 720 PS (710 bhp) de potência e 770 Nm de torque, a Porsche 911 Turbo S (cerca de R$ 1.845.000), com um motor biturbo de 3.8 litros, 6 cilindros boxer, que gera 650 cv de potência e 800 Nm de torque, e a Ferrari 488 (partir de R$ 3 milhões) equipada com um motor V8 biturbo de 3.9 litros, que produz 670 cavalos de potência a 8.000 rpm e 77,5 kgfm de torque a 3.000 rpm.

Como vimos no comparativo acima, o ícone americano continua com seu  objetivo de sempre, em oferecer excelente desempenho, por valores "acessíveis". Claro, que o acessível neste caso, é bastante relativo. Porém, numa comparação direta de preços com seus principais concorrentes, o Corvette, é o mais barato! E  você, o que achou deste novo carro conceito? Deixe sua opinião nos comentários.