Comparativo - Nivus GTS 2026 vs Fastback Abarth vs Pulse Abarth - Qual a melhor escolha?
Tres modelos de grande sucesso no mercado nacional, sendo confrontados em suas versões esportivas.
30 ABR 2025 • POR Gentil dos Santos • 09h28Volkswagen Nivus GTS (Gran Turismo Sport) 250 TSI 1.4 turbo flex
Com uma estratégia de lançamento do aguardado Volkswagen Nivus GTS, focada em performance e design esportivo, aliado a um preço competitivo para o segmento, a Volkswagen visa atrair clientes que buscam um SUV compacto com mais dinamismo e tecnologia.
A versão GTS apresenta detalhes esportivos, como volante de base reta, bancos dianteiros em formato semi-concha, friso vermelho na base do para-choque, saias laterais e logotipos específicos. Ela também é 0,2 cm mais baixa, que as outras versões do Nivus. A versão vem com um pacote de sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e recursos como carregamento por indução para smartphone.
A principal característica esportiva do Nivus GTS, fica por conta do exclusivo motor 1.4 TSI de 150 cavalos para a linha, mas já utilizado pela montadora no descontinuado Polo GTS. Aliás, logo na parte da frente do automóvel, ao lado do logo da Volkswagen na grade superior, aparece a sigla GTS informando que a motorização deste modelo, é mais "brava" que as outras versões do Nivus.
As rodas de 18 polegadas diamantadas são opcionais, mas a Volkswagen já havia adotado essa estratégia com o Polo GTS, que logo passou a ter as rodas de 18" de série. Resta saber, se a montadora alemã repetirá a mesma estratégia com o Nivus GTS.
Com exceção da cor preta, o comprador do Nivus GTS terá que pagar mais R$ 900,00 se escolher o Branco Cristal, ou R$ 1.750,00 a mais se optar pelas cores Cinza Moonstone, Vermelho Sunset ou Azul Titan.
O Nivus GTS é lançado por R$ 174.990, um preço que o posiciona de forma competitiva no mercado. No entanto, criticas quanto a falta do teto solar e de um freio de mão elétrico, já começam a surgir. E por falar em teto, externamente, o teto é sempre na cor preta.
Divisão Abarth
A divisão Abarth da Fiat surgiu em 1949, quando Carlo Abarth fundou a empresa com o nome de Abarth & C. S.p.A, em colaboração com Guido Scagliarini. Inicialmente, a Abarth era uma empresa independente que produzia carros de corrida e acessórios de performance, e foi adquirida pela Fiat em 1971.
Após a aquisição, a Abarth tornou-se a divisão esportiva da Fiat, responsável por desenvolver e preparar versões de alto desempenho dos veículos da marca, semelhante a divisão AMG da Mercedes. A marca foi relançada em 2007, como uma divisão de performance da Fiat.
Por que num comparativo entre Nivus e Fastback, também aparece o Pulse?!
Não existe dúvida: Fiat Fastback e Volkswagen Nivus são concorrentes diretos. Tanto na categoria, quanto no tamanho. O Fastback tem 4,43 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. O Nivus mede 4,27 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 2,57 m.
No entanto, a diferença do tamanho do porta-malas entre o Nivus e o Pulse, é de apenas 45 litros a mais para o Nivus, claro. O Nivus possui capacidade de 415 litros, contra 370 litros do Pulse. O Fastback disparado, oferece o porta-malas mais amplo, com capacidade de 516 litros. O Fastback possui um porta-malas 101 litros maior que o Nivus, e 146 litros maior que o Pulse!
As medidas do Pulse são: 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. Ou seja, apesar de mais curto, o Pulse é quase 10 cm mais alto e 1 cm mais largo que o Nivus. Não necessariamente para os passageiros, mas especificamente para o motorista, o Pulse oferece um nível um pouco maior de conforto, em relação ao Nivus.
- O comparativo inclui o Fiat Pulse Abarth, porque assim como seu irmão Fastback, e o Volkswagen Nivus GTS, são SUVs que se assemelham em design e dimensões, mas principalmente porque os 3 modelos, se apresentarem como esportivos. No final das contas, além do Pulse ser aproximadamente 15% mais barato que seus dois concorrentes, as prioridades e ou necessidades de cada comprador ao comparar os três modelos, podem direcionar a preferência justamente a ele.
Tecnologias
Sistemas de Condução Autônoma
O Volkswagen Nivus GTS oferece um maior nível de tecnologia do que o Fiat Pulse Abarth, especialmente no que diz respeito ao interior, com o painel digital de 10 polegadas e sistema de infotainment (Reprodução de áudio, navegação com GPS, integração com smartphones, alertas de segurança, informações do veículo e ajuste de configurações do carro) mais completo.
Porém, o Fiat Pulse Abarth oferece um bom nível de tecnologia, incluindo central multimídia de 10,1" com Apple CarPlay e Android Auto wireless, além de recursos como frenagem automática de emergência.
O Fiat Fastback Abarth oferece um alto nível de tecnologia, incluindo uma central multimídia de 10,1 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. O veículo também possui quadro de instrumentos digital, volante esportivo com base quadrada, freio de estacionamento automático e função auto-hold.
O Pulse Abarth também pode incluir outros recursos como GPS nativo, conexão 4G e recursos de conectividade via Bluetooth.
No entanto, o Nivus GTS apresenta um nível de tecnologia ligeiramente superior ao Fastback Abarth, especialmente em termos de segurança ativa e recursos de assistência à condução. O modelo da Volkswagen oferece ainda, sistemas avançados de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa e freio automático de emergência.
Um detalhe esportivo, viabilizado pela tecnologia embarcada, e que é oferecido pelo Fastback, é a calibração da suspensão, que contribui para uma melhor experiência de condução. Outro ponto de destaque, é o modo poison, que oferece um modo de condução mais esportivo, ao acionar um botão vermelho localizado no volante, e que oferece um tempo de resposta até 49% mais rápido.
Segurança
O Fiat Pulse Abarth, como todas as versões do Pulse, recebeu uma avaliação de 2 estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. Isso significa que o carro oferece proteção de nível marginal a bom em impactos frontais, mas deixa a desejar em proteção para crianças e em impactos laterais, especialmente no teste de colisão com poste.
Detalhes da avaliação:
- Proteção de Adultos: O Latin NCAP avaliou a proteção para adultos em 67,18%.
- Proteção de Crianças: A proteção para crianças foi avaliada em 55,88%.
- Proteção de Pedestres: A proteção para pedestres e usuários vulneráveis da estrada foi avaliada em 45,39%.
- Tecnologias de Assistência e Segurança: As tecnologias de assistência e segurança foram avaliadas em 55,81%.
A Stellantis, fabricante do veículo, contestou os resultados, alegando que o modelo testado estava desatualizado. É importante ainda considerar, que o Pulse não possui airbags de cortina, o que limita a proteção para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro em caso de impacto lateral.
O Fiat Fastback recebeu quatro estrelas no Euro NCAP. Esta classificação indica um desempenho satisfatório nas categorias de proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de pedestres e assistências de segurança.
Especialistas destacam que o Euro NCAP é conhecido por ser mais rigoroso do que a sua contraparte brasileira, o Latin NCAP.
Em compensação, o Volkswagen Nivus GTS oferece um elevado nível de segurança, incluindo sistemas ADAS avançados e uma estrutura reforçada. O modelo foi avaliado com 5 estrelas pelo Latin NCAP, o que demonstra a sua alta performance em testes de segurança.
Airbags:
- O Pulse Abarth vem equipado com 4 airbags de série: 2 frontais para motorista e passageiro e 2 laterais para proteger a cabeça e o tórax dos ocupantes dianteiros.
- O Fastback, incluindo a versão Abarth, possui quatro airbags (dois frontais e dois laterais).
- O Volkswagen Nivus GTS possui um sistema de segurança que inclui 6 airbags (frontais, laterais e de cortina).
Sistemas de Frenagem:
O Nivus GTS oferece o sistema de frenagem autônoma de emergência, que pode atuar em situações extremas, como o "City emergency brake", que aciona automaticamente os freios para evitar colisões frontais em até 50 km/h. Cabe ressaltar que o freio de mão do Volkswagen Nivus GTS não é elétrico. O carro mantém o freio de estacionamento manual, ou seja, de acionamento mecânico, como no resto da linha Nivus.
Equipam ainda a versão GTS do Nivus:
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Controle eletrônico de estabilidade (ESC):
Ajuda a manter o veículo na trajetória, evitando perda de controle em situações de risco.
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Bloqueio Eletrônico de Diferencial (XDS+):
Corrige o torque na roda que está perdendo tração, melhorando o desempenho e a estabilidade do veículo, especialmente em curvas.
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Sistemas de assistência à condução (ADAS):
O pacote ADAS 2 opcional inclui piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e o Travel Assist, que proporcionam uma condução semiautônoma em determinadas condições.
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Sensores de estacionamento e câmera de ré:
Auxiliam o motorista em manobras e estacionamento.
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Sistema de monitoramento de ponto cego:
Alerta o motorista sobre veículos no ponto cego dos espelhos retrovisores.
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Park Pilot:
Sensores de estacionamento com frenagem de emergência que acionam automaticamente os freios em caso de colisão iminente.
O Fiat Fastback Abarth possui um sistema de frenagem com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, além de ABS e ESC de série. A frenagem de emergência autônoma, que detecta veículos à frente e aciona automaticamente os freios, é um recurso adicional de segurança. O carro também conta com freio de mão elétrico.
Detalhes do sistema de frenagem:
- Dianteira: Discos ventilados com pinça flutuante.
- Traseira: Tambores com regulagem automática.
- ABS (Sistema de Frenagem Antibloqueio): Previne o bloqueio das rodas durante a frenagem.
- ESC (Controle de Estabilidade Eletrônico): Atua para manter a estabilidade do veículo em situações de frenagem brusca.
- Frenagem de emergência autónoma: A câmera frontal detecta veículos e aciona os freios automaticamente em caso de risco de colisão.
- Freio de mão elétrico: Facilita o estacionamento e a partida em rampas.
O Fiat Pulse Abarth possui um sistema de frenagem com freios a disco na dianteira e freios a tambor na traseira. A pinça de freio na dianteira é flutuante e os discos são ventilados com um diâmetro de 305 mm. Os freios traseiros a tambor têm um diâmetro de 203 mm e contam com regulagem automática e refrigeração.
Detalhamento:
- Dianteira: Freios a disco ventilados com pinça flutuante, com um diâmetro de 305 mm.
- Traseira: Freios a tambor com regulagem automática e refrigeração, com um diâmetro de 203 mm.
- Sistema de freio: O comando é hidráulico, com comando a pedal e ESC de série.
Sistema de Transmissão
O sistema de transmissão do Volkswagen Nivus GTS é uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades da Aisin, que oferece trocas de marcha suaves e eficientes. O Nivus GTS também oferece a possibilidade de trocar de marcha manualmente, através de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio.
Detalhes do sistema de transmissão:
- Tipo: Câmbio automático de 6 velocidades.
- Fabricante: Aisin.
- Opção de trocas: Manual através de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio.
O sistema de transmissão do Fiat Fastback Abarth utiliza uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades com conversor de torque e tração dianteira.
Detalhes adicionais:
- Câmbio Automático: O câmbio automático de seis marchas oferece trocas suaves e eficientes, otimizando a experiência de condução.
- Relações de Transmissão: As relações de marcha são: 1ª - 4,459, 2ª - 2,508, 3ª - 1,556, 4ª - 1,142, 5ª - 0,852, 6ª - 0,672 e Ré - 3,185, segundo a Stellantis.
- Diferencial: O diferencial possui uma relação de 3,683, segundo a Stellantis.
- Tração: O Fastback Abarth possui tração dianteira.
- Sistema de Freios: O sistema de freios é a pedal com transmissão hidráulica, com ABS/ESC de série, segundo a Stellantis.
O sistema de transmissão do Fiat Pulse Abarth é uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades, diferente dos outros Fiat Pulse, que podem ter câmbio CVT (Continuously Variable Transmission). Esta caixa automática foi recalibrada para oferecer trocas mais rápidas e esportivas, e possui relações de transmissão específicas para o motor 1.3 turbo, que entrega até 185 cavalos de potência.
Detalhes adicionais:
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Caixa de câmbio:
A caixa de câmbio automática de seis velocidades é fornecida pela Aisin.
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Relações de transmissão:
As relações de transmissão da caixa automática são as seguintes: 1ª - 4,459, 2ª - 2,508, 3ª - 1,556, 4ª - 1,142, 5ª - 0,852, 6ª - 0,672 e ré.
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Modos de condução:
O Pulse Abarth possui um modo Sport que altera a atuação do controle de estabilidade e melhora a resposta do acelerador.
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Recalibração:
A caixa de câmbio foi recalibrada para otimizar o desempenho do motor e proporcionar trocas de marcha mais rápidas e esportivas.
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Desempenho:
O câmbio automático de seis velocidades permite um ótimo desempenho ao Pulse Abarth, que possui motor 1.3 turbo e entrega até 185 cavalos de potência.
Características:
- Tração: Dianteira.
- Aceleração 0-100 km/h: 7,6 segundos.
- Velocidade máxima: 215 km/h.
- Motor: 1.3 T270 turbo flex, 4 cilindros em linha, 16 válvulas.
- Potência: 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina).
- Torque: 27,5 kgfm (etanol e gasolina).
O sistema de motorização do Fiat Fastback Abarth é um motor 1.3 Turbo Flex T270, com potência de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina), torque de 27.5 kgfm, e transmissão automática de 6 velocidades, o que o possibilita fazer de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. O motor é um 4 cilindros em linha, com injeção direta, e tem um comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão.
Características:
- Motor: T270 1.3 Turbo Flex, 4 cilindros em linha.
- Potência: 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina).
- Torque: 27.5 kgfm.
- Transmissão: Automática de 6 velocidades.
- Tração: Dianteira.
- Sistema de Injeção: Direta.
- Sistema de Admissão: MultiAir.
- Sistema de Escape: Comando simples com variador.
- Função Poison: Um modo de direção mais esportivo, com ajustes no câmbio e no regime de rotação, que pode ser ativado por um botão no volante.
A versão GTS do Nivus é equipada com o motor 250 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Este motor oferece um bom desempenho, com a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 206 km/h.
Características:
- Motor: 1.4 TSI (250 TSI).
- Potência: 150 cv.
- Torque: 25,5 kgfm.
- Aceleração 0-100 km/h: 8,4 segundos.
- Velocidade máxima: 206 km/h.
Detalhes:
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Tração:
O Nivus GTS, como todos os Nivus, utiliza um sistema de tração dianteira, que significa que as rodas da frente são as responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas.
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Sistema de Injeção:
A versão GTS do Nivus utiliza um sistema de injeção direta de combustível. Este sistema melhora a eficiência e o desempenho do motor, permitindo uma combustão mais precisa e eficiente.
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Sistema de Admissão:
O motor 250 TSI do Nivus GTS é turboalimentado, o que significa que um compressor força mais ar para dentro do motor, aumentando a potência e o torque.
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Sistema de Escape:
O sistema de escape do Nivus GTS foi projetado para otimizar o fluxo dos gases de escape e, consequentemente, aumentar o desempenho do motor. Além disso, ele foi sintonizado para criar um som mais esportivo, caracterizado por um rugido mais marcante e potente.
Economia
Quando a opção é pela esportividade, geralmente o quesito economia, fica em segundo plano. Mas, desde claro, que o nível de consumo não seja excessivo!
O Fiat Pulse Abarth não é conhecido pela sua alta economia de combustível, sendo que a sua prioridade está no desempenho e na experiência de condução. No entanto, a versão Abarth do Pulse consegue médias de consumo de cerca de 10 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina, e 6,8 km/l e 8,8 km/l, respetivamente, com etanol.
O Fiat Fastback Abarth, apesar do seu desempenho esportivo, surpreende positivamente no consumo de combustível. Na cidade, o carro atinge 9,8 km/l e na estrada, 13,2 km/l, ambos com gasolina.
Mais detalhes:
- Consumo na cidade (etanol): 7,2 km/l
- Consumo na estrada (etanol): 9,3 km/l
- Consumo na cidade (gasolina): 10,3 km/l
- Consumo na estrada (gasolina): 13,1 km/l
O Volkswagen Nivus GTS oferece uma economia de combustível considerável, com médias de consumo que variam dependendo do combustível e das condições de condução. Com gasolina, a média pode chegar a 14,2 km/l na estrada e 11,6 km/l na cidade. Com etanol, as médias são de 9,9 km/l na estrada e 8,1 km/l na cidade.
Detalhes sobre a economia de combustível do Nivus GTS:
- Consumo: As médias de consumo, de acordo com o INMETRO, são:
- Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada.
- Etanol: 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Mercado
O Fiat Fastback é um carro que vende muito bem no mercado brasileiro. Em 2024, ele se destacou como um dos SUVs mais vendidos e chegou a ultrapassar a marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento em 2022. O Fastback se diferencia pela sua proposta de SUV cupê, em que a Fiat claramente se inspirou o seu design, em carros premium alemães.
Fatores que contribuem para as boas vendas:
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Preço competitivo:
A Fiat tem se destacado por oferecer um bom custo-benefício com o Fastback, especialmente nas versões de entrada.
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Boa recepção do público:
O Fastback tem sido bem-recebido pelos consumidores, que apreciam o seu design, desempenho e recursos de série.
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Conveniência:
A proposta de SUV cupê oferece um espaço de porta-malas que é um dos destaques do carro, com 516 litros de capacidade.
Números de vendas:
- Em 2024, o Fiat Fastback emplacou 39 mil unidades entre janeiro e outubro.
- No primeiro semestre de 2024, o Fastback ficou em décimo lugar no ranking dos 10 SUVs mais vendidos, com 21.735 unidades vendidas, conforme o Jornal do Carro.
- Em janeiro de 2025, a Fiat alcançou a marca de 100 mil unidades emplacadas do Fastback no Brasil desde o seu lançamento.
Detalhes que tornam o Fastback Abarth um esportivo:
- Motor: 1.3 Turbo com 185 cv (etanol) e 270 Nm de torque.
- Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h.
- Suspensão: Mais baixa e rígida (7% mais rígida na dianteira e 6% na traseira).
- Direção: Direta e esportiva.
- Escapamento: Duplo esportivo.
- Rodas: Ligas-leves e pneus mais aderentes (18 polegadas).
- Controles Eletrônicos: Ajustados para um desempenho mais esportivo.
- Aerodinâmica: Spoiler traseiro e difusor de ar para melhorar o arrasto.
- Visual: Grade flutuante, para-choque mais baixo e largo, e dianteira com Air Curtain.
- Modo Poison: Ativado no volante, que torna o acelerador mais sensível.
O Volkswagen Nivus tem boas vendas, especialmente considerando ser um SUV compacto com um design diferenciado e bom desempenho. No entanto, o preço pode ser um fator que o impede de ser um campeão de vendas, já que alguns concorrentes oferecem mais por um valor menor.
O desempenho de vendas do Volkswagen Nivus tem sido bastante positivo nos últimos 12 meses. O modelo frequentemente ocupa posições de destaque no ranking de vendas da categoria, como a 11ª posição em março de 2025. O Nivus tem se mostrado um dos SUVs mais procurados no mercado brasileiro.
Detalhes do desempenho:
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Posição no ranking:
O Nivus frequentemente figura entre os 10 primeiros SUVs mais vendidos no Brasil. Em março de 2025, ocupava a 17ª posição geral, com 3.792 unidades vendidas.
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Fatores que influenciam as vendas:
O lançamento da segunda geração do Nivus em outubro de 2024, a existência da versão Sense voltada para pessoas com deficiência (PcD) e a estratégia de produção flexível (com pré-reservas e ajuste da produção para a demanda) podem ter contribuído para o bom desempenho de vendas.
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Demanda e fila de espera:
Devido à boa recepção do público, algumas concessionárias estão enfrentando fila de espera para entrega do Nivus, em alguns casos até dezembro, dependendo da região.
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Polêmicas e problemas:
O Nivus, assim como outros modelos da Volkswagen, já foi alvo de polêmicas relacionadas a problemas de qualidade.
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Lançamento e novas estratégias:
A Volkswagen lançou a versão Sense, voltada para PcD, com preço de entrada mais acessível, o que pode ter atraído novos clientes.
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Concorrência:
O Nivus compete com outros SUVs compactos, como o Jeep Compass e o Fiat Fastback, no mercado brasileiro.
Considerações:
- O Volkswagen Nivus tem se mostrado um modelo popular no Brasil, com bom desempenho de vendas e demanda consistente.
- A empresa tem implementado estratégias para otimizar a produção e atender à demanda, como o sistema de pré-reservas e o ajuste da produção para versões mais procuradas.
- No entanto, a qualidade e a reputação da marca podem ser pontos a serem considerados pelos consumidores, especialmente em relação a problemas pontuais.
Detalhes que tornam o Volkswagen Nivus GTS um esportivo:
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Motorização:
O Nivus GTS utiliza o motor 1.4 TSI, que é o mesmo usado no Polo GTS e T-Cross Extreme, entregando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
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Desempenho:
Com este motor, o Nivus GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 206 km/h.
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Suspensão e direção:
A suspensão e a direção do Nivus GTS foram recalibradas para um comportamento mais esportivo, com molas e amortecedores mais firmes.
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Visual esportivo:
O Nivus GTS traz detalhes estéticos que o diferenciam das outras versões, como grade frontal com malha tipo colmeia, spoiler traseiro mais robusto e rodas aro 18.
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Interior esportivo:
O interior do Nivus GTS também recebe detalhes esportivos, como bancos esportivos, costuras vermelhas e volante de base reta.
O Fiat Pulse tem sido um carro de sucesso no mercado, com as vendas superando as 150 mil unidades no Brasil. O modelo foi um dos mais vendidos no segmento de SUVs compactos, consolidando a Fiat como uma das marcas mais relevantes no segmento.
Detalhes:
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Sucesso de vendas:
O Fiat Pulse atingiu a marca de 150 mil unidades vendidas no Brasil, demonstrando seu sucesso comercial.
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Liderança no segmento:
O modelo se destaca como um dos SUVs compactos mais vendidos do país, indicando sua popularidade entre os consumidores.
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Desempenho e economia:
O Pulse se destaca por seu desempenho e economia, com opções de motor que oferecem bom equilíbrio entre agilidade e consumo, como descrito pela Virgola.
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Conforto e espaço interno:
O modelo surpreende pela praticidade e conforto interno, oferecendo um espaço generoso para os passageiros e um design bem planejado.
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Concorrência:
O Pulse enfrenta a concorrência de outros SUVs compactos, como o Renault Kardian.
Detalhes que tornam o Pulse Abarth um esportivo:
Detalhes do Abarth Pulse:
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Motor:
1.3 turbo flex com 185 cv de potência no etanol e 180 cv na gasolina, torque de 270 Nm (27,5 kgfm).
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Desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, velocidade máxima de 215 km/h.
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Suspension:
Suspensão esportiva, com foco em maior firmeza e controle.
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Design:
Grade com o emblema Abarth, faixa lateral com detalhes Abarth, rodas esportivas (aro 17), detalhes em vermelho no interior, bancos de couro com costuras vermelhas e emblema Abarth.
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Interior:
Acabamento esportivo com detalhes em vermelho, console central prolongado, freio eletrônico de estacionamento.
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Outros detalhes:
Botão Poison no volante, que ativa o modo esportivo, com alteração no exaustor e ronco do escape.
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Tecnologia:
Central multimídia de 10,1" com sistema de navegação e espelhamento de smartfone sem fio.
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Segurança:
Frenagem autônoma de emergência, entre outros sistemas de segurança.
Prós & Contras
Nivus GTS 2026:
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Prós:
- Dirigibilidade mais refinada e conforto para os ocupantes.
- Equilíbrio entre desempenho e eficiência.
- Tecnologia e assistências à condução.
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Contras:
- Menos potência e desempenho do que o Fastback Abarth e Pulse Abarth.
- Design mais discreto em comparação com o Fastback Abarth e Pulse Abarth.
Fastback Abarth:
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Prós:
- Maior potência e desempenho do que o Nivus GTS.
- Design mais agressivo e chamativo.
- Porta-malas maior em comparação com o Pulse Abarth e Nivus GTS.
- Tecnologia e assistências à condução.
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Contras:
- Preço mais elevado em comparação com o Nivus GTS e Pulse Abarth.
- Menos espaço interno em comparação com o Nivus GTS.
Pulse Abarth:
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Prós:
- Preço mais acessível em comparação com o Nivus GTS e Fastback Abarth.
- Compacto e fácil de manobrar.
- Desempenho esportivo e visual agressivo.
- Mais eficiente em termos de consumo de combustível.
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Contras:
- Menos espaço interno e porta-malas em comparação com o Nivus GTS e Fastback Abarth.
- Menos conforto e refinamento em comparação com o Nivus GTS.
Preços
Nivus GTS 2026 R$ 174.990
Fastback Abarth R$ 171.990 (existem descontos de até R$ 22.000 na Webmotors)
Pulse Abarth a partir de R$ 152.990 (Com rodas opcionais de 18": R$ 154.890)
Desvalorização
O Fiat Pulse Abarth, pode ter uma desvalorização maior no pós-venda, especialmente em comparação com outros modelos do mesmo segmento. A versão Abarth, com seu motor mais potente e visual diferenciado, pode não ter a mesma procura no mercado de usados como outras versões do Pulse ou carros concorrentes.
Fatores que contribuem para a desvalorização:
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Versão Abarth:
A versão Abarth, com sua motorização mais potente e visual esportivo, pode não ser do interesse de todos os compradores, o que pode limitar a procura no mercado de usados.
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Desempenho:
Algumas queixas sobre o desempenho do Pulse, como consumo elevado e problemas com a suspensão, também podem influenciar na avaliação do veículo no mercado de usados.
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Preço:
O preço inicial do Pulse Abarth, muitas vezes mais elevado do que outras versões do mesmo modelo ou de concorrentes, pode gerar expectativas de maior valor de revenda, o que pode levar à frustração do vendedor ao notar uma desvalorização.
O Fiat Fastback, inclusive na versão Abarth, tende a ter uma desvalorização significativa na revenda, especialmente no curto prazo. A versão Limited Edition Powered By Abarth, por exemplo, sofreu uma desvalorização de -6,61%. Este fato pode ser atribuído a várias razões, incluindo a rapidez com que a Fiat lança novas versões e reestilizações.
No entanto, a versão de entrada T200 do Fiat Fastback, tem mostrado maior estabilidade em seu valor de revenda.
Fatores que contribuem para a desvalorização do Fastback na revenda:
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Lançamento de novas versões e reestilizações:
A Fiat tem uma política de lançar novas versões e reestilizações do Fastback com frequência, o que pode levar os consumidores a preferirem os modelos mais recentes e, consequentemente, diminuir o valor dos modelos mais antigos na revenda.
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Perda de atrativo:
A frequente reestilização de modelos novos pode também levar a um menor atrativo dos modelos mais antigos, porque os consumidores podem sentir que o modelo mais recente é mais atual e tecnológico.
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Problemas de qualidade e durabilidade:
Alguns proprietários relataram problemas mecânicos, como baixo nível de óleo repentino e falhas elétricas, o que pode afetar a percepção de qualidade do Fastback e, consequentemente, o seu valor na revenda.
Considerações adicionais:
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Versões Abarth:
Embora a versão Abarth tenha um apelo esportivo, este pode não ser suficiente para compensar a desvalorização, especialmente em comparação com outras opções no mercado, ou mesmo das outras versões da linha.
Em perspectiva, o Volkswagen Nivus, e especialmente a versão GTS, pode sofrer uma desvalorização razoável no pós-venda, como a maioria dos veículos. No entanto, a desvalorização do Nivus GTS pode ser mais significativa em comparação com outras versões do Nivus ou outros veículos semelhantes.
Nas outras versões, o Volkswagen Nivus apresenta uma desvalorização na revenda, mas não é considerada muito alta em comparação com outros modelos do mercado, especialmente dentro do segmento de SUVs compactos. A desvalorização do Nivus tem sido em torno de 10% a 13%, com alguns estudos indicando até 25,3%.
- É importante considerar que a desvalorização de um veículo usado, pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o mercado de usados, as preferências do comprador e o estado do veículo. Embora estes modelos esportivos possam ter uma desvalorização maior, a busca por um bom estado de conservação e histórico do veículo, podem ajudar a minimizar essa desvalorização.
Valor de Seguro
Os valores de seguro de um automóvel podem variar dependendo do perfil do segurado e da seguradora. No entanto, a titulo de informação do valor médio de cada modelo, seguem abaixo:
Fiat Fastback - pode variar entre R$ 2.800 e R$ 4.300 aproximadamente por ano.
Volkswagen Nivus GTS - pode variar entre R$ 3.000 e R$ 5.000 aproximadamente por ano.
Fiat Pulse Abarth - pode variar entre R$ 2.750,75 e R$ 5.800,49 aproximadamente por ano.
Qual a melhor escolha?
A escolha entre o Nivus GTS 2026, Fastback Abarth e Pulse Abarth depende das suas prioridades. O Nivus GTS oferece um equilíbrio entre desempenho, espaço e conforto, enquanto o Fastback Abarth, também oferece um bom espaço interno, porém, é mais potente e agressivo, já o Pulse Abarth é mais compacto e econômico, e oferece uma boa dose de esportividade.
Se você busca um SUV equilibrado, com espaço, conforto e desempenho, o Nivus GTS 2026 é uma boa opção. Porém, se você prioriza desempenho e visual agressivo, o Fastback Abarth é a escolha. Agora, se espaço interno não é a prioridade, e se o nível de segurança básica, já te satisfaz, e seu interesse tem como foco a esportividade e custo-benefício, o Pulse Abarth é sim, o mais "nervoso" dos três e é a melhor opção. - Agora, só falta a Volkswagen trazer o Golf GTI MK8,5...
- Certamente, temos três boas opções entre estes modelos do comparativo. E para você, qual destas três "máquinas" mais atendem as suas necessidades? Deixe sua opinião nos comentários.