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Tecnologia Steer-by-Wire: Mercedes-Benz vai eliminar a coluna de direção de seus seus modelos

Design de volante mais plano, além de oferecer maior espaço interno, proporciona sensação de dirigibilidade única!

6 MAI 2025 • POR Gentil dos Santos • 17h23
Com um design mais plano do volante, facilita a entrada e saída do carro

O primeiro carro do mundo, o Patent Motorwagen, não tinha volante

Em 1886 o Patent Motorwagen de Carl Benz, primeiro carro movido a motor, por ser uma imediata evolução das carroças, não possuía volante. As antecessoras carroças, eram conduzidas por rédeas, estas, atreladas ao cavalo. Já o veículo de Carl Benz, trazia uma espécie de manivela para direcionar o veículo.

Testes & Segurança

- Felizmente a evolução não parou e chegamos a chamada 'direção eletrônica'. Uma tecnologia que elimina qualquer interferência mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. A Mercedes vem testando esta nova tecnologia, que entre circuitos internos na fábrica e externos em ruas e estradas comuns, a fábrica alemã, já percorreu cerca de dois milhões de quilômetros em testes. O sistema envolve procedimentos tecnológicos que deixam a direção eletrônica, com ainda menor probabilidade de falhas do que a velha e boa direção hidráulica, e mais recentemente  a direção elétrica, juntas!

“O sistema Steer-by-wire é mais um grande passo rumo à mobilidade do futuro, e estamos orgulhosos de lançar esse sistema em 2026." - Markus Schäfer, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras da Mercedes-Benz

O volante, é um dos mais sensíveis componentes de um automóvel! Através do volante, entendemos o tipo do piso, e também, qual o comportamento do automóvel como um todo. Eliminar toda a parte mecânica que conecta o motorista ao asfalto através dos pneus, e substituí-la por fios, é um tremendo salto, com inúmeras implicações!

'Direção eletrônica' proporciona ao motorista uma sensação inigualável de dirigibilidade

Como Funciona a Direção Eletrônica?

 Através de sinais emitidos pelo volante ao SFU (steering feedback unit), que interage com a cremalheira (SRU - steering rack unit), responsável por efetivamente movimentar  as rodas. Tudo através de cabos/fios! A interação pneu-solo neste sistema da direção eletrônica,  agora é calculada com o auxílio das forças de restauração das rodas direcionais.

De acordo com os especialistas da Mercedes, a direção eletrônica proporciona melhor dirigibilidade e torna as manobras e o estacionamento, ainda mais fáceis. A capacidade de gerenciar completamente possíveis vibrações transmitidas ao volante da direção eletrônica, eliminando-as totalmente ao tato no volante, proporcionam ao motorista uma sensação inigualável de dirigibilidade.

Existe ainda, a possibilidade de "personalizações" da direção eletrônica, que podem fazer parte do estilo e características de cada modelo de automóvel, ou mesmo marca.

A Nissan foi a primeira montadora a apresentar este tipo de tecnologia, seguida pela Lexus e o modelo da Tesla, o Cybertruck.