Logo Auto Radar

Mercado

GR Corolla o esportivo da Toyota com 10 anos de garantia

O Toyota GR Corolla é produzido de forma artesanal na fábrica de Motomachi, no Japão, e montado sobre a plataforma GA-C.

17 MAI 2025 • POR Gentil dos Santos • 13h08
O GR Corolla foi equipado com um motor de três cilindros 1.6 turbo - divulgação Toyota

Desempenho comercial do GR Corolla

Um tipo de desempenho ao qual todos os produtos estão sujeitos, esportivos ou não, é o desempenho comercial. E é este o tipo de métrica que comercialmente valída ou não, um produto. Neste quesito, o Toyota GR Corolla, em relação a outros esportivos no mundo é considerado forte, especialmente no seu nicho de mercado, que é o de carros esportivos de alta performance com um foco em pilotagem e track days. 

Embora não se posicione como um carro de números extremos em potência, como alguns superesportivos, o GR Corolla se destaca pela sua capacidade de melhorar o desempenho em várias áreas, sendo uma opção competitiva para quem busca uma experiência de pilotagem envolvente. 

O preço do Toyota GR Corolla no Brasil, varia entre R$ 416.990 para a Core e R$ 461.990 para a Circuit

O número de vendas do Toyota GR Corolla no mundo não é divulgado de forma global pela Toyota. No entanto, em 2024, o Toyota GR Corolla teve um bom desempenho nas vendas nos Estados Unidos, com a versão "Core" sendo a mais vendida, com 3.123 unidades. 

O Toyota GR Corolla é uma versão esportiva do Corolla, com motor turbo e câmbio manual, e é produzido em uma edição limitada, com apenas 99 unidades disponíveis no Brasil. 

Dados de vendas:

 

- Estes números, para este nicho, o nicho dos esportivos de alta performance com foco em rally e pista, são números significativos, e justificam comercialmente a continuidade da produção deste modelo.

O modelo conta ainda com a inusitada tração integral GR-Four

Os principais concorrentes do GR Corolla, são o Honda Civic Type R e o Golf GTI. Evidente, os preços são bastante similares; o preço do Honda Civic Type R no Brasil é de R$ 429.900. O Golf GTI, que ainda não foi lançado no Brasil, mas deve ter um preço por volta dos R$ 400.000. 

O preço do Toyota GR Corolla no Brasil, dependendo da versão, varia entre R$ 416.990 para a Core e R$ 461.990 para a Circuit. O GR Corolla é o primeiro modelo GR da Toyota a ser vendido no Brasil e também o Corolla mais caro da história, sendo o primeiro Corolla hatch do país. 

Versões e Preços:

Observações:

Fabricado no Japão

O Toyota GR Corolla é produzido de forma praticamente artesanal na fábrica de Motomachi, no Japão,  onde segundo a lenda, seu desenvolvimento  contou com "pitacos" do próprio Akio Toyoda, chairman da Toyota. Montado sobre a plataforma GA-C, cada unidade produzida conta com reforços estruturais na carroceria.

Rigidez da carroceria:

O GR Corolla possui 349 pontos a mais de solda que um Corolla tradicional, além de outros reforços estruturais, o que contribui para uma melhor rigidez da carroceria e, consequentemente, uma melhor experiência de pilotagem.

Motor 1.6 turbo de 305 cv

Em colaboração com  a divisão da TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team, o GR Corolla foi equipado com um motor de três cilindros, 1.6 turbo que desenvolve 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, e conta com aprimoramentos técnicos como, válvulas de escape de grande diâmetro,  resfriamento de pistão por jato de óleo múltiplo,  injeção direta D-4S e resfriamento de pistão por jato de óleo múltiplo.

O modelo conta ainda com a inusitada tração integral GR-Four, com o propósito de oferecer os mais altos níveis de controle e de tração em conjunto com o diferencial Torsen de deslizamento limitado (LSD).

Transmissão

O Toyota GR Corolla pode ter duas opções de transmissão: manual de 6 velocidades ou automática de 8 velocidades. A versão manual, possui alavanca de câmbio de curso curto, o que facilita as trocas rápidas.  A versão automática, chamada de GAZOO Racing Direct Automatic Transmission (GR-DAT), é mais recente e foi adicionada ao modelo em 2025. 

Segurança

O Toyota GR Corolla usa um sistema de freios a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. A versão Circuit, mais esportiva, tem pinças de freio monobloco de alumínio na dianteira. A suspensão dianteira é do tipo McPherson Strut e a traseira é do tipo Double Wishbone. 

Detalhes do sistema de freios:

O Toyota GR Corolla utiliza rodas de 18 polegadas, forjadas pela BBS, que equipam pneus 235/40 R18. 

Segurança ativa:

Garantia de 10 anos

O Toyota GR Corolla passou a receber uma garantia de até 10 anos, até então, uma novidade para carros esportivos. Esta garantia para o GR Corolla, passou a ser válida agora em 2025, porém inclui também os veículos do modelo, que chegaram ao país, a partir de 2023. A garantia inicial é de 5 anos, que pode ser estendida (sem custo adicional) por mais 5 anos, dependendo da quilometragem percorrida e da realização das revisões na rede autorizada Toyota.

A extensão da garantia é renovável por mais 60 meses (totalizando mais 5 anos) ou até 200.000 km para uso particular, ou até 100.000 km para uso comercial, o que ocorrer primeiro. Para ativar a extensão da garantia, é necessário que o veículo tenha realizado todas as revisões periódicas na rede autorizada da Toyota, conforme indicado no manual do proprietário. 

 - Para a festa ficar ainda mais completa, só falta a Volkswagen trazer Golf GTI MK 8,5! E para você, dentre os modelos convencionais transformados em esportivo, qual o que mais te impressiona? Deixe sua opinião nos comentários.