Portas do carro com acionamento elétrico - Como abrir quando falta energia?
Existem alguns modelos de automóveis que oferecem o acionamento elétrico do fechamento das portas, mas não possuem um dispositivo físico para destravá-las.
19 MAI 2025 • POR Gentil dos Santos • 10h03Portas travadas
A facilidade e agilidade que alguns dispositivos elétricos proporcionam, muitas vezes podem "embutir" alguns transtornos que não conseguimos presumir com antecedência. Por exemplo, quanto aos vidros elétricos, para atenuar o contratempo, muitos modelos de automóveis mantém o funcionamento dos vidros elétricos ativos, alguns segundos depois do carro desligado.
Porém, existem alguns modelos de automóveis que oferecem o acionamento elétrico do fechamento das portas, mas não possuem um dispositivo físico para destravá-las, somente uma tecla, ou mesmo um botão que aciona o sistema de trava, que possibilita a abertura das portas.
Em outras palavras, veículos com portas de acionamento elétrico, num eventual falta de energia, podem causar dificuldades na abertura. A solução geralmente envolve um procedimento manual ou a utilização de um sistema de emergência.
Soluções para veículos especiais
Nobreak
Veículos modificados e equipamentos que precisam de fonte de energia externa, como ambulâncias, viaturas de polícia, food trucks e motorhomes, podem ter um nobreak. O nobreak garante a continuidade da alimentação dos equipamentos eletrônicos/elétricos mesmo em caso de falha de energia.
Veículos que podem usar nobreak:
-
Ambulâncias:
Para equipamentos de diagnóstico e tratamento que exigem energia contínua.
-
Viaturas de polícia:
Para sistemas de comunicação, câmeras e outros equipamentos que precisam funcionar mesmo em caso de falha de energia.
-
Food trucks:
Para equipamentos de cozinha, iluminação e outros aparelhos eletrônicos.
-
Motorhomes:
Para eletrodomésticos, sistemas de iluminação e entretenimento.
Veículos de passeio normalmente não vêm equipados com Nobreak de fábrica. Contudo, é possível instalar um Nobreak em veículos de passeio para fornecer energia a equipamentos eletrônicos, como smartphones, tablets ou computadores portáteis, em viagens longas ou em situações de emergência.
Como funciona um Nobreak em um veículo de passeio:
-
1. Fonte de Energia:
O Nobreak veicular recebe energia da bateria do carro através de um inversor ou de um conector de 12V, e então, transforma essa energia contínua em energia alternada, compatível com os seus equipamentos.
-
2. Bateria Interna:
O Nobreak possui uma bateria interna que fornece energia em caso de falha na alimentação principal do veículo.
-
3. Proteção:
O Nobreak oferece proteção contra flutuações de tensão, sobrecarga e descarregamento da bateria, prolongando a vida útil dos seus equipamentos eletrônicos.
Tipos de Nobreaks para Veículos de Passeio:
-
Nobreaks Veiculares Bivolt:
Adaptam-se a tensões de 110V e 220V, permitindo a utilização de equipamentos mais exigentes.
-
Nobreaks Veiculares com Inversor:
Transformam a energia contínua de 12V (da bateria do carro) em energia alternada de 110V ou 220V.
-
Nobreaks Veiculares Portáteis:
São compactos e fáceis de transportar, ideais para viagens e situações de emergência.
Onde comprar:
É possível adquirir Nobreaks para veículos de passeio em lojas especializadas em eletrônica, lojas de produtos para automóveis e online, através de varejistas online.
Legislação brasileira
A legislação brasileira não trata especificamente do acionamento elétrico de portas em automóveis, mas estabelece requisitos gerais para a segurança e funcionamento dos sistemas de retenção das portas.
-
Segurança:
A Resolução CONTRAN nº 757/2018 estabelece os requisitos técnicos de segurança e critérios para ensaios dos sistemas de retenção das portas, fechaduras, dobradiças e seus componentes em veículos automotores. Maiores detalhes clique aqui.
-
Sistema de Acionamento:
O sistema de acionamento elétrico das portas, como um recurso de conforto, não é regulamentado diretamente pela legislação, mas deve estar em conformidade com os requisitos gerais de segurança e funcionamento.
Procedimento Manual:
-
Desligue a chave:
Certifique-se de que a chave de ignição está desligada para evitar que o sistema tente abrir a porta.
-
Localize a trava manual:
A maioria dos veículos com portas elétricas possui uma trava manual, geralmente localizada na porta ou no painel central.
-
Abra a porta manualmente:
Utilize a trava manual para desbloquear a porta e, em seguida, abra-a como uma porta tradicional.
Solução complexa
É possível no entanto constatar, que veículos que trazem o sistema elétrico de travamento das portas, tais como o Ford Mustang Mach-E, o FIAT 500e, ou o Tesla Model 3, disponibilizam sistemas alternativos de destravamento das portas, onde o sistema 100% mecânico, é oferecido, como sistema alternativo de destravamento das portas.
No entanto, existem ainda algumas alternativas que podem auxiliar o destravamento emergencial das portas.
Sistemas de Emergência:
-
Nobreak:
Alguns veículos podem ter um nobreak integrado para fornecer energia de emergência, permitindo o uso do sistema de acionamento elétrico mesmo com falta de energia.
-
Bateria:
Em alguns casos, é possível abrir a porta utilizando a bateria do veículo, caso ela esteja com carga suficiente.
-
Fonte de energia externa:
Se o veículo tiver um sistema de backup de energia, como um inversor, é possível utilizar uma fonte de energia externa para reativar o sistema de acionamento elétrico.
Outras Considerações:
-
Manual do proprietário:
O manual do proprietário do veículo geralmente contém informações detalhadas sobre como abrir as portas manualmente em caso de falta de energia.
-
Profissional especializado:
Se você tiver dificuldades em abrir a porta, procure um profissional especializado em sistemas de acionamento elétrico de veículos.
-
Aviso no painel:
Alguns veículos podem ter um aviso no painel que indica que a porta não pode ser aberta devido à falta de energia.
Antes, prevenir...
Um simples exercício de teste, pode ajudar a encontrar mais agilmente a abertura das portas numa situação de emergência. Todos os veículos oferecem dispositivos alternativos para a abertura das portas, no entanto, ter o conhecimento prévio, de onde estão localizados e de como efetuar a abertura, pode ajudar muito numa emergência!