Logo Auto Radar

Usados

Como avaliar o histórico de um carro usado (Detran, leilão, multas)

Aprenda como avaliar o histórico de um carro usado com segurança: Detran, multas, passagem por leilão, sinistros e muito mais.

14 JUL 2025 • POR Júlio César • 08h01
Sempre consulte multas e débitos especialmente no site do Detran.

Na hora de comprar um veículo seminovo, um dos passos mais importantes e, muitas vezes ignorado, é avaliar o histórico de um carro usado. Ignorar essa etapa pode levar o comprador a adquirir um carro com pendências legais, multas ocultas, histórico de leilão ou até mesmo problemas estruturais graves por causa de acidentes anteriores. 

Neste guia completo de autos, você vai entender como levantar todo o passado de um veículo, desde as informações do Detran até a checagem de sinistros, passando por leilões, multas e registros de roubo ou furto. Tudo com uma linguagem simples, direta e voltada para quem quer fazer um bom negócio e evitar dores de cabeça no futuro.

Por que é importante avaliar o histórico de um carro usado?

Avaliar o histórico de um carro usado é uma etapa essencial para garantir a segurança da compra. Muitas vezes, o veículo pode parecer impecável visualmente, mas ter problemas ocultos que não aparecem num simples test drive. Veículos recuperados de sinistro, com restrições judiciais ou envolvidos em crimes podem não ser detectados a olho nu e, por isso, a pesquisa de histórico é indispensável.

Além disso, um carro com pendências no Detran pode não ser transferido para o novo dono, gerando transtornos e custos inesperados. E, se tiver passado por leilão, o valor de revenda pode ser menor. Portanto, saber onde e como buscar essas informações vai te ajudar a negociar melhor e fazer uma compra segura.

Como consultar a situação do veículo no Detran

O Detran do estado onde o veículo está registrado é o primeiro lugar onde você deve buscar informações. No site do Detran, é possível consultar:

- Multas pendentes;

- Licenciamento em dia ou atrasado;

- IPVA e DPVAT;

- Restrições judiciais ou administrativas;

- Situação do CRLV;

- Débitos existentes;

- Comunicação de venda feita por antigo dono;

- Se o carro está baixado ou com impedimento de circulação.

Como fazer a consulta?

A maioria dos Detrans oferece a consulta gratuita mediante o número da placa e/ou Renavam do veículo. Basta acessar o site do Detran do estado correspondente e procurar pela opção de Consulta de Veículo. 

Exemplo:

- [Detran SP](https://www.detran.sp.gov.br)

- [Detran RJ](https://www.detran.rj.gov.br)

- [Detran MG](https://www.detran.mg.gov.br)

Lembre-se de comparar o que aparece no sistema com o que está sendo dito pelo vendedor. Inconsistências devem ser tratadas com muita cautela.

Verificar se o carro passou por leilão

Carros de leilão geralmente têm um valor de mercado mais baixo. Isso ocorre porque muitos foram recuperados de sinistro, roubo ou apreensão judicial. Além disso, seguradoras podem se recusar a cobrir veículos com esse histórico, e a revenda futura pode ser mais difícil. Como saber se um carro foi leiloado?

Há três formas principais:

1. Consultar o documento do carro (CRV) – Se estiver escrito “Sinistro” ou “Leilão”, é um indicativo claro.

2. Consulta em empresas especializadas, como:

- CheckAuto;

- Olho no Carro;

- CarCheck.

3. Consultar o histórico no Sinesp Cidadão (aplicativo do Governo Federal) – O app pode indicar se há registros de leilão ou sinistro.

Como identificar multas, débitos e restrições

Antes de fechar o negócio, é essencial checar:

- Multas em aberto (podem ser transferidas para o novo dono);

- Taxas de licenciamento vencidas;

- IPVA de anos anteriores;

- Restrições de financiamento (alienação fiduciária);

- Restrições judiciais (veículo envolvido em ações legais).

Essas informações também estão disponíveis nos sites dos Detrans e podem ser complementadas com empresas de checagem de histórico.

Dica extra

Se o carro estiver em nome de uma pessoa jurídica ou for de outro estado, redobre os cuidados. Empresas podem vender carros com alta quilometragem e muitas infrações.

Avaliar histórico de sinistros e batidas

Como saber se o carro já foi batido? Nem sempre o vendedor vai mencionar um acidente anterior. No entanto, é possível levantar informações por meio de:

- Laudos cautelares – São inspeções completas feitas por empresas especializadas, que avaliam a estrutura do veículo e detectam sinais de reparos ou colisões.

- Relatórios de histórico veicular – Serviços como Carfax, Checkauto e OLX Autos conseguem indicar registros de sinistros.

- Avaliação mecânica – Levar o carro a um mecânico de confiança pode revelar indícios de reparos estruturais.

Esses cuidados ajudam a evitar carros com problemas de alinhamento, soldas na estrutura ou reparos mal feitos.

Verifique a quilometragem real

A adulteração do hodômetro é uma prática comum para valorizar carros usados. Por isso, não confie apenas na informação do painel. Algumas dicas:

- Compare a quilometragem com o estado de conservação interno (pedais, volante, bancos).

- Peça os registros de manutenção — concessionárias registram quilometragem em revisões.

- Laudos e históricos pagos muitas vezes informam o último registro de km em órgãos oficiais.

Utilize aplicativos e ferramentas online

Atualmente, diversos serviços ajudam a avaliar o histórico de um carro usado com facilidade. Alguns dos mais confiáveis incluem:

- Sinesp Cidadão – Gratuito, fornece informações básicas como roubo, furto e situação do veículo.

- CheckAuto / Olho no Carro / CarCheck – Pagos, oferecem relatórios detalhados com passagens por leilão, sinistros, histórico de proprietários e muito mais.

- Webmotors e OLX – Algumas plataformas já exibem a procedência do veículo na própria página do anúncio.

Essas ferramentas podem parecer um gasto a mais no início, mas economizam muito no longo prazo, evitando prejuízos.

Dica extra: cheque o número do chassi

O número do chassi é como a “impressão digital” do carro. Ele deve estar:

- Gravado no motor e em outras partes da carroceria;

- Igual ao informado no documento;

- Sem sinais de raspagem, solda ou adulteração.

Inconsistências aqui são sinal de alerta máximo. Pode indicar clonagem, fraude ou carro roubado.

Comprar um carro usado no Brasil exige mais do que apenas uma boa negociação ou aparência impecável. O segredo para uma compra segura está em avaliar o histórico de um carro usado com profundidade, usando as ferramentas certas e consultando as fontes oficiais. Fazer isso evita surpresas desagradáveis e garante que o veículo será uma solução e, não um problema, para sua vida.

Não economize tempo nessa etapa. Um simples relatório de histórico pode te livrar de prejuízos, dores de cabeça e riscos legais. No fim das contas, informação é o que transforma uma compra arriscada em um investimento seguro.